Irani

Código de Ética

O nosso Código de Ética é um documento aderente aos princípios e valores da Empresa que reúne as principais orientações em relação ao comportamento ético que esperamos de nossos colaboradores e administradores. Acreditamos que estas orientações são essenciais para a construção de relações de valor e execução da visão de futuro.

O Código de Ética da Companhia tem os seguintes objetivos:

• Deixar claro os princípios e valores da Empresa, para que os Administradores e Colaboradores possam compreendê-los, praticá-los, respeitá-los e protegê-los;
• Servir como apoio na tomada de decisão de assuntos relacionados à Companhia;
• Estabelecer os parâmetros das condutas profissionais esperadas dos Administradores e Colaboradores.

A quem se aplica o Código de Ética? A todos os Administradores e Colaboradores da Companhia, em seus relacionamentos profissionais dentro e fora da Empresa com:

• Outros Administradores e Colaboradores.
• Clientes.
• Fornecedores.
• Acionistas.
• Comunidade em geral.
• Governos, sociedade e Estado; e
• Concorrentes.

Clique aqui para fazer o download do nosso Código de Ética.


Imagem do case Mensagem do Presidente

Uma das definições de Ética que eu mais gosto é: “Ética é a busca do bem comum”.
Esta busca não é fácil, mas talvez seja a tarefa mais importante que temos como indivíduos vivendo em sociedade.

Este Código de Ética foi escrito e agora aprimorado por nós, e para nós.
Nosso objetivo com ele é combinar de que forma as nossas atitudes podem ajudar e quais devemos evitar, para que busquemos o “bem comum”.

Ao praticarmos a ética dentro da empresa garantimos a perenidade do nosso negócio e damos um exemplo para a sociedade. “E um exemplo vale mais do que mil palavras”!
O Comitê de Ética estimulará a conscientização sobre a importância da ética, apoiando a divulgação e o entendimento do código, e ajudando a interpretar situações de desconforto que não estejam tão claras.

É muito importante que cada um, quando se sentir incomodado em relação a estes temas, procure o seu líder imediato ou o Comitê de Ética para comunicar e/ou esclarecer as dúvidas.
Boa leitura!

Péricles Pereira Druck
Diretor Presidente da IRANI

 

Na relação com colaboradores a Empresa compromete-se a:

a) tratar a todos de forma justa e manter as práticas de trabalho baseados na igualdade de oportunidades, respeitando a diversidade e a privacidade de cada um.

b) fornecer condições de trabalho seguras e saudáveis, apoiando os colaboradores a manterem boa qualidade de vida, desenvolvimento profissional e pessoal, promovendo o trabalho em equipe como um dos fatores determinantes para o sucesso da Empresa.

c) as admissões e promoções de colaboradores seguirão o atendimento dos requisitos básicos de cada função, o desempenho demonstrado e o procedimento de recrutamento e seleção.

d) na admissão, promoção e demissão de colaboradores não haverá discriminação por raça, gênero, idade, religião e/ou orientação sexual.

e) permitir que as organizações sindicais se manifestem.

f) estimular atitudes positivas nas relações cotidianas entre colaboradores, visando à melhoria no clima organizacional.

Os Administradores e Colaboradores da Empresa comprometem-se a:

a) exercer suas funções e relacionar-se de forma honesta, ética, justa, digna, cortês, com atenção às pessoas, colegas de trabalho ou público externo, respeitando todas as formas de diferenças individuais.

b) utilizar de forma correta os canais de comunicação da Empresa para manifestar opiniões, sugestões, reclamações ou denúncias, preocupando-se com o resultado de sua ação e comprometendo-se com a solução do problema.

c) evitar apelidos que possam ofender, constranger ou denegrir a imagem, a reputação ou a moral dos colegas de trabalho.

d) não culpar a liderança, o subordinado ou os pares pelos próprios erros, assumindo as consequências de seus atos.

e) não utilizar ideias ou projetos de terceiros assumindo as consequências positivas do trabalho como se fossem de própria autoria.

Na relação com clientes a Empresa compromete-se a:

a) comercializar produtos e serviços com honestidade e transparência, respeitando os interesses dos clientes.

b) prestar orientações e informações claras e confiáveis, analisando as opiniões dos clientes para a melhoria do atendimento, dos produtos e dos serviços.

c) buscar a satisfação do cliente comprometendo-se a entregar produtos com qualidade, atendendo especificações, segurança no fornecimento e bom atendimento.

d) respeitar as leis e os regulamentos relativos ao fornecimento de produtos.

e) proteger as informações relativas à privacidade dos dados dos clientes.

f) construir relacionamentos duradouros e significativos, agregando valor na relação com os clientes.

Na relação com fornecedores a Empresa compromete-se a:

a) adotar processos de compra e contratações imparciais e transparentes.
b) buscar parcerias estáveis, com transparência e focadas em benefícios mútuos.
c) não contratar empresas que utilizem trabalho infantil e análogo ao escravo.
d) contratar empresas que atendam às legislações vigentes.
e) não contratar empresas que não tenham práticas ambientais adequadas à legislação.
f) adquirir materiais e contratar serviços, zelando pela qualidade e viabilidade econômica.

Na relação com acionistas a Empresa compromete-se a:

a) prestar contas aos acionistas e ao mercado financeiro de forma transparente, precisa e oportuna, sempre em conformidade com a legislação aplicável ao Mercado de Capitais nacional.

b) equilibrar ganhos operacionais e financeiros, com investimentos que tragam retorno para os acionistas.

c) observar boas práticas de governança corporativa garantindo imparcialidade, objetividade e honestidade nas relações entre administradores, acionistas e investidores.

d) tomar as ações cabíveis contra Administradores e Colaboradores que utilizem informações privilegiadas para obtenção de benefícios próprios.

Na relação com comunidades a Empresa compromete-se a:

a) Gerar riqueza às comunidades onde atua estimulando a sua sustentabilidade.

b) considerar os interesses da comunidade na realização de projetos e na tomada de decisões.

c) induzir a prosperidade das comunidades de entorno, gerando trabalho e renda e garantindo, também, o retorno adequado dos investimentos dos acionistas (Valor Compartilhado).

d) manter canais de comunicação com as comunidades do entorno.

e) contemplar como público-alvo dos projetos sociais, moradores das comunidades do entorno conforme Política de Responsabilidade Social e/ou programas que estejam relacionados aos negócios da Empresa.

Nas relações com governos, sociedade e Estado a Empresa compromete-se a:

a) participar de entidades de classe de modo a contribuir com as políticas públicas.

b) estabelecer parcerias com instituições de ensino, com o objetivo de buscar novas tecnologias para a Empresa, bem como o desenvolvimento das pessoas nas regiões onde atua.

c) Exercer suas atividades visando o desenvolvimento sustentável, primando pela utilização de tecnologias que diminuam os impactos das suas atividades, buscando eficiência na utilização dos recursos naturais.

d) Manter relações transparentes com administradores e funcionários do setor público, agindo com honestidade e integridade, afastando-se sempre que a conduta parecer imprópria, com o intuito de combater a corrupção, o favorecimento e a obtenção de vantagens ilegais, informando ao seu líder a ocorrência destes fatos.

e) Não recorrer a qualquer ato de corrupção ativa ou passiva para conduzir os negócios da Companhia.

Na relação com concorrentes a Empresa compromete-se a:

a) manter um comportamento de civilidade, evitando quaisquer ações ou práticas que possam caracterizar concorrência desleal.

b) não cometer atos que denigram a imagem dos concorrentes, a sua competência ou a qualidade de seus produtos e serviços.

c) rejeitar práticas como informação privilegiada, espionagem econômica e industrial ou obtenção ilícita de planos e ações concorrentes.

Na relação com o meio ambiente a Empresa compromete-se a:

a) praticar a Política Ambiental, mantendo o seu compromisso com a Sustentabilidade por meio do uso de tecnologias limpas, visando à redução dos impactos ambientais.

b) utilizar de forma consciente os recursos naturais mantendo o compromisso com a preservação do meio ambiente e com a qualidade de vida de seus colaboradores.

Visando manter a ética e a boa conduta, desenvolvidas por meio de suas relações com clientes, parceiros, fornecedores, órgãos públicos e demais entidades, os Administradores e Colaboradores devem evitar situações que caracterizem Conflito de Interesse.

Fica vedado aos Administradores e Colaboradores as seguintes situações que caracterizam Conflito de Interesse:

Interesses particulares

a) participar de qualquer atividade que possa por em risco a sua integridade moral e física, que conflitem com o cargo exercido na Empresa, que venham a prejudicar os resultados do seu trabalho e os resultados da Empresa.

b) participar direta ou indiretamente em trabalhos que sejam concorrentes com as atividades da Empresa.

c) contratar fornecedores que tenham como sócios pessoas com vínculo familiar de até 2º grau com o responsável pela tomada da decisão na Companhia.

d) situações que possam acarretar Conflito de Interesses não especificadas neste Código devem ser informadas para o Comitê de Ética para buscar orientações e esclarecimentos.

As condutas que estiverem em desacordo com este Código estarão sujeitas a medidas disciplinares, conforme contrato de trabalho, Regulamento Interno da Empresa e legislação trabalhista, civil ou criminal.

Aprovação e vigência
Este Código foi aprovado pelo Conselho de Administração em sua reunião de 30 de abril de 2008 e revisado em 20 de outubro de 2010 e em 16 de julho de 2014. Está disponível no Mundo IRANI, no site www.irani.com.br e no link Institucional.

 

Segurança da informação e propriedade intelectual

É vedado aos Administradores e Colaboradores da IRANI, sem autorização da Empresa:

a) utilizar ou repassar a terceiros, informações ou documentos confidenciais da Empresa, de seus fornecedores ou clientes.

b) utilizar em benefício próprio, ou repassar a terceiros, segredos de indústria, processos, produtos, fórmulas, tecnologias, propriedade intelectual, informações confidenciais, e direitos autorais.

c) divulgar ou utilizar inadequadamente informações privilegiadas e/ou relevantes da Empresa com o objetivo de obter vantagem pessoal ou em benefício de terceiro.

d) repassar ou divulgar por meio de comentários ou boatos, qualquer informação que possa prejudicar a Empresa e seus colaboradores.

e) expor documentos que, por sua natureza, contenham assuntos de grande interesse e confidencialidade para a Empresa, aos quais se teve acesso em decorrência do cargo ou função que exerce.

f) apresentar cases da Empresa em palestras, seminários ou publicações sem a autorização da gerência de área.

Equipamentos disponibilizados para o exercício das funções

Patrimônio e recursos da Empresa

Em decorrência das atividades exercidas, a Empresa disponibiliza aos seus Administradores e Colaboradores equipamentos para viabilizar o exercício de suas funções, ficando expressamente vedada a utilização destes equipamentos, recursos e meios eletrônicos (correio eletrônico, internet, etc.) para fins não autorizados, quando contrariarem as suas políticas e normas internas.


Ações da Empresa

Negociação com ações da Empresa
Negociar, em função de cargo ou acesso a informações privilegiadas, ações de emissão da Empresa nos períodos de impedimento legal, infringindo a legislação aplicável (CVM – Comissão de Valores Mobiliários) e normas internas da organização.

Brindes, presentes, favores e outras cortesias
Nenhum Administrador ou Colaborador poderá solicitar festas, receber doações, patrocínios ou qualquer outro tipo de presentes de fornecedores, concorrentes ou agentes públicos que possam ser caracterizados como meios de concessão de vantagem pessoal, comercial, corrupção ou de beneficiamento que possam comprometer sua isenção no exercício da sua função na Empresa.

Mediante autorização da Diretoria e/ou Gerência, poderão ser solicitados brindes e doações, quando a finalidade for a promoção de sorteios ou utilização em eventos organizados pela Empresa.

Doações e patrocínios
As doações e os patrocínios realizados pelas áreas deverão estar diretamente ligados aos interesses da Empresa, sempre com autorização da Gerência e/ou Diretoria.

Empregados parentes
É expressamente proibido aos Administradores e Colaboradores da Empresa ter como subordinado direto parente em até 2º grau, conforme quadro de graus de parentesco a seguir. Esta regra não se aplica em caso da subordinação ocorrer para órgão colegiado, como, por exemplo, o Conselho de Administração.

É permitido o trabalho de parentes consanguíneos na Empresa, respeitada a vedação anterior, e desde que tenham sido devidamente avaliados pela área de Desenvolvimento de Pessoas em condições iguais a de outros candidatos.

 


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