Irani

Gestão para Sustentabilidade

A IRANI possui uma área de Gestão para Sustentabilidade que tem como missão, disseminar e reforçar o conceito de sustentabilidade entre os colaboradores e os diversos stakeholders.

Em parceria com o Comitê de Sustentabilidade, a área busca promover atitudes cotidianas e inovadoras para a construção de uma Empresa comprometida com a sustentabilidade, buscando elevados padrões de governança pautados pela transparência e ética frente aos diversos públicos de relacionamento. 

A área ainda é responsável pela gestão dos projetos e investimentos sociais, pelo programa de voluntariado da Companhia, pelo conteúdo do Relatório de Sustentabilidade e apoio ao Comitê de ética.

Realiza também diversas ações em parceria com a área de Gestão Ambiental.  


  • Projetos Sociais

    Projetos Sociais
  • Programa Diversidade Eficiente

    Programa Diversidade Eficiente
  • Voluntariado

    Voluntariado
  • Comunidades ao entorno

    Comunidades ao entorno
Os programas e projetos sociais são desenvolvidos em parceria com instituições sólidas.

O desenvolvimento das comunidades no entorno é incentivado por meio de investimentos sociais e participação em associações das localidades onde a IRANI está inserida. A partir de parcerias ou do incentivo direto, apoia e/ou desenvolve projetos nas áreas de cidadania, educação, cultura, esporte e meio ambiente, com base na Política de Responsabilidade Social . Os principais projetos sociais são:

• Programa SESI Atleta do Futuro, em parceria com o SESI e as prefeituras de Indaiatuba (SP) e Santa Luzia (MG), foca no desenvolvimento da cidadania de crianças e jovens abordando temas transversais simultaneamente à prática esportiva;


• Núcleos de iniciação ao voleibol, com jovens de 08 a 14 anos, apoiados por meio de uma parceria com a Associação Joaçabense de Voleibol (AJOV), em Joaçaba, Vargem Bonita (SC) e Campina da Alegria. Os núcleos são parte de um projeto macro da Associação que tem como objetivo fazer de Joaçaba e região um centro de excelência na formação de atletas de categorias de base para o voleibol. Além de promover a inclusão social por meio deste esporte;


• Broto do Galho, projeto iniciado em 2008 por meio de uma parceria com a Prefeitura de Vargem Bonita e Sebrae/SC, que incentiva a geração de renda de moradores de Campina da Alegria por meio da confecção de artesanato a partir de resíduos industriais. Conheça mais sobre o projeto acessando ao site www.brotodogalho.com.br;


• Projeto Aluno Destaque, iniciado em 2013 oferece acompanhamento pedagógico aos cinco melhores alunos da E.E.B. Galeazzo Paganelli, em Campina da Alegria (SC), com o objetivo de incentivá-los a continuar seus estudos de forma excelente;
 

• Parceria com a Associação Junior Achievement, trata-se de uma associação educativa sem fins lucrativos, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho. Voluntários da IRANI vão até as escolas e fazem aplicação de diversos programas. Temos parceria nos estados de SC, RS, SP e MG.

A dignidade do ser humano passa pela oportunidade de trabalho. Com esse entendimento, a IRANI desenvolve, desde 2004, o Programa Diversidade Eficiente em todas as suas unidades, com o compromisso de promover a qualidade de vida no trabalho.

O programa facilita a acessibilidade e adaptação para convivência em um ambiente adequado, estimula a responsabilidade individual, a qualificação profissional, o comprometimento e o desempenho, por meio de integração, acompanhamento e capacitação, destinados a todos os colaboradores.

O Programa também visa atender o artigo 93 da Lei n.8.213/91 em relação à reserva legal de cargos para Pessoas com Deficiência.

A IRANI tem trabalhado constantemente para criar condições para facilitar a adaptação desses colaboradores ao ambiente de trabalho.

Se você conhece alguém que queira mostrar todo o seu potencial para crescer, peça para encaminhar o currículo detalhado para oportunidadessc@irani.com.br , com o assunto PCD.

A IRANI estimula as atividades voluntárias e assume este compromisso em sua Política de Voluntariado Empresarial e no desenvolvimento de projetos sociais para as comunidades ao entorno de suas unidades de negócios.

Preocupada com as comunidades do entorno e com o bem estar e desenvolvimento profissional de seus colaboradores, mantém uma parceria com a Junior Achievement em todos os estados de suas Unidades de negócio e escritórios. 

A Junior Achievement é uma organização sem fins econômicos e tem como missão ensinar e inspirar jovens a empreender, despertando, desde o ensino fundamental, o espírito empreendedor, estimulando seu desenvolvimento pessoal e proporcionando uma visão realista de como funciona a econômica, facilitando assim seu acesso ao mercado de trabalho. 

Essa parceria possibilita aos colaboradores da IRANI irem voluntariamente às salas de aula de escolas públicas e privadas e despertar novos jovens, ainda na escola, o espírito empreendedor. Visa também, estimular o desenvolvimento pessoal, proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Os colaboradores voluntários são capacitados para abordar temas relacionados ao desenvolvimento sustentável. 

A IRANI também realiza ações voluntárias pontuais em organizações das comunidads no entorno como: doação de sangue, contação de histórias, campanha do agasalho e atividades de revitalização de patrimônio e lazer com comunidades. 

As comunidades ao entorno das unidades fabris são foco para os investimentos sociais da IRANI.

São consideradas comunidades ao entorno os municípios de residência dos colaboradores da IRANI que convivem com algum tipo de impacto em decorrência das atividades da Empresa, sejam eles benéficos ou adversos. 

Para auxiliar no desenvolvimento dessas localidades, a IRANI investe em projetos socioambientais e na compra de produtos e contratação de serviços dessas localidades. 

Em consonância com as diretrizes estabelecidas em sua Política de Responsabilidade Social, a IRANI prioriza projetos educacionais, culturais e esportivos que estejam de acordo com os seus princípios e valores. Campina da Alegria é uma das comunidades mais focadas nestas ações.

A Vila Campina da Alegria é uma comunidade com cerca de 700 pessoas, localizada próxima ao parque fabril de Vargem Bonita (SC). A maioria dos moradores é vinculada direta ou indiretamente à IRANI.

Por ter uma relação forte com a comunidade, a Empresa tem estruturado o Projeto de Revitalização da Vila Campina da Alegria. Esse projeto tem a intenção de promover melhorias na infraestrutura de Campina da Alegria e bem-estar dos moradores. Em 2011, a IRANI investiu aproximadamente R$ 2 milhões em reformas e construções de casas. O planejamento é fruto da parceria entre áreas da IRANI. A execução das obras fica por conta de prestadores de serviços.

A IRANI faz a interface com o Governo local para a promoção de iniciativas como eventos socioculturais e a viabilização de obras. Esse apoio promove o resgate histórico da comunidade e incentiva ações de integração e desenvolvimento sociocultural.

Em 2010, em parceria com a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) a IRANI realizou uma pesquisa para fundamentar as intervenções em Campina da Alegria. A partir do diagnóstico levantado estruturou-se um plano de Revitalização.

A pesquisa foi base para a implantação do Sistema de Gestão da Vila Campina da Alegria. Criou-se então, o Conselho Gestor da Vila com representantes da comunidade, da IRANI e do poder público e instituiu-se a Associação dos Moradores de Campina da Alegria (Amoca) para tratar temas relativos à comunidade no que diz respeito ao incentivo ao bem-estar e à qualidade de vida.

A gestão patrimonial passou a ser responsabilidade da IRANI.

A comunicação com a comunidade é feita por meio da área de Gestão da Vila, Amoca, Blog de Campina da Alegria (endereço blog), Jornal Conversa Aberta de circulação mensal, e de reuniões pontuais com a comunidade.

Avalie:
Compartilhe: