Irani

Programas

A área de Desenvolvimento de Pessoas da IRANI tem como missão criar condições para que os colaboradores realizem o máximo de seu potencial, desenvolvendo-se profissional e pessoalmente.

Conheça as nossas principais práticas para incentivar o desenvolvimento das pessoas na IRANI.


  • CUIDA

    CUIDA
  • CRESCE

    CRESCE
  • MOTIVA

    MOTIVA
  • SUPERA

    SUPERA
  • GERA

    GERA
O Programa CUIDA constitui-se em um conjunto de procedimentos práticos e aplicáveis dentro de um modelo de gestão integrada de saúde e segurança, alinhado à OHSAS 18.001, e deve se integrar aos sistemas ISO 9001 e 14001.

Com o objetivo de aprimorar a cultura existente, estimula mudanças comportamentais em relação aos temas de saúde e segurança e melhora as condições físicas do ambiente de trabalho, tornando-o mais seguro.

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina no Trabalho (SESMT) atua em conjunto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Estruturado para disseminar a cultura de excelência em saúde e segurança no trabalho para colaboradores e prestadores de serviços, realiza campanhas, projetos e programas de conscientização e prevenção, além de tratar temas relacionados à promoção da qualidade de vida.

O Programa CRESCE concentra-se na realização de ações para o aprimoramento técnico e comportamental das pessoas por meio do desenvolvimento de 10 competências necessárias à realização da intenção estratégica da IRANI.

Este grupo de competências subdivide-se em 5 competências básicas (Cultura da Qualidade, Liderança, Comunicação, Planejamento, Organização e Controle; e Foco em Resultados) e 5 competências diferenciadoras (Foco do Cliente; Empreendedorismo; Criatividade e Inovação – P&D; Tecnologia; e Construção de Relacionamentos).

As ações desse programa são desenvolvidas pela área de Capacitação e Desenvolvimento com o objetivo de qualificar e preparar os colaboradores para os desafios da Empresa, promovendo ou subsidiando capacitações, cursos externos ou in company e eventos relacionados ao trabalho.

A IRANI incentiva os seus colaboradores a buscarem por conhecimento e aprendizado e oportuniza condições para se desenvolverem por meio da estruturação de programas de capacitação e desenvolvimento que incluem cursos externos e treinamentos in company.

Além dos cursos in company, a Celulose Irani concede o subsídio para desenvolvimento e educação. Esse subsídio é destinado ao investimento em cursos técnicos do ensino médio, graduação de nível superior, pós-graduação (lato sensu, MBA, mestrado e doutorado), cursos de língua estrangeira e outros cursos. A IRANI subsidia até 50% o valor da mensalidade dos cursos.

Com essas ações, a IRANI busca criar uma organização voltada à busca do conhecimento e uma empresa que se reinventa.

Além de incentivar a busca por conhecimento, a IRANI investe na realização de capacitações comportamentais conduzidas internamente.

Por meio de trabalhos vivenciais, as capacitações promovem a inteligência emocional dos participantes e desenvolvem conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados às competências comportamentais trabalhadas na Empresa.

Os colaboradores têm a possibilidade de participar de cursos de Autodesenvolvimento e Autoconfiança; Comunicação; Criatividade e Inovação; Introdução à Liderança; e Trabalho em Equipe.

É realizada também, uma ação de entretenimento e integração com sessões de cinema. Durante a atividade são trabalhadas as competências definidas pelo Programa CRESCE. No setor artístico, são desenvolvidas ações educativas por meio das Oficinas de Teatro e Canto Coral.

O Programa MOTIVA é a definição adotada pela IRANI para o Programa de Gestão do Clima Organizacional.

As ações do Programa começam com a pesquisa de clima organizacional, em que se busca identificar o nível de satisfação dos colaboradores em relação aos vários aspectos do trabalho, como relacionamento interpessoal, comunicação, estilo de liderança, oportunidades de desenvolvimento, reconhecimento, imagem da Empresa, remuneração e saúde e segurança.

Com as informações obtidas na pesquisa, são elaborados planos de ação para trabalhar as oportunidades de melhoria. Após a implantação das ações, é iniciado um novo ciclo de pesquisa e repete-se o processo.

Para auxiliar no aprimoramento do clima organizacional, a IRANI mantém em suas unidades fabris, Grupos de Apoio à Gestão do Clima.

Esses grupos são formados por colaboradores e visam proporcionar mais interatividade nas ações e maximizar a relação com os colaboradores, oferecendo condições de trabalho adequadas, proporcionando oportunidade de desenvolvimento e estabelecendo um ambiente de trabalho mais agradável.

A IRANI desenvolve o Programa MOTIVA por acreditar que uma parte importante dos sonhos de todas as pessoas é realizada no seu trabalho.

Café da Manhã com Diretor Presidente da IRANI intensifica a sinergia entre as equipes.

A IRANI se preocupa com a opinião de seus colaboradores e para ouvi-los cria ações direcionadas, e o Café com o Diretor Presidente é uma delas.

O Encontro foi criado para oportunizar aos colaboradores um canal de comunicação transparente com o Diretor Presidente. A partir de um café da manhã descontraído são repassadas, de maneira sintetizada, as estratégias de crescimento da IRANI e o comprometimento dos colaboradores com o futuro da Empresa.

Todos os colaboradores podem participar. A seleção é feita por meio do Desenvolvimento de Pessoas que abre as inscrições para os interessados e posteriormente, realiza um sorteio de 10 pessoas.

A iniciativa é desenvolvida em todas as unidades fabris da IRANI.

O Programa SUPERA é um estilo de gerenciar baseado em competências e resultados.

Esse modelo de gestão ajuda e amplia a classificação dos padrões de desempenho, possibilitando a análise de competências e resultados alcançados para avaliar de forma criteriosa a qualidade de performance de cada colaborador.

Com o SUPERA a IRANI objetiva promover o desenvolvimento de pessoas, criar a cultura da gestão do desempenho individual, desenvolver a cultura do feedback por meio da avaliação apropriada, estimular a produtividade dos colaboradores, identificar talentos e potenciais e reconhecer desempenhos diferenciados.

Um dos diferenciais do Programa SUPERA é que todos os colaboradores podem receber uma remuneração adicional que varia de 20 a 150% no salário do mês, completamente ligada ao desempenho individual.


Juntamente com os outros programas estruturais da área de Desenvolvimento de Pessoas, o Programa GERA busca fortalecer internamente a Empresa. Também assegura que os novos colaboradores estejam adequados e integrados à cultura organizacional, sendo acompanhados em seu desenvolvimento e que, ao fim do vínculo profissional, seja reconhecido o crescimento evidente tanto do colaborador quanto da IRANI.

Os objetivos deste Programa contemplam o aumento da longevidade das equipes e das ações promovidas pelas lideranças, redução do turnover, aumento da retenção de pessoas na Empresa e desenvolvimento das pessoas. Com isso, a área de Desenvolvimento de Pessoas fortalece e amplia a sua participação como apoio à gestão.

Em 2012, o Programa aplicou a revisão das práticas de contratação e integração e iniciou os alinhamentos para os processos de desligamento. O desenvolvimento destas práticas permite a prevenção das dificuldades que possam ocorrer no percurso profissional dos colaboradores e, a partir de ações como o acompanhamento, confirma o prognóstico do momento da contratação e identifica as suas necessidades de capacitação e desenvolvimento.

O Programa GERA, em conjunto com os Programas CRESCE, MOTIVA e SUPERA, busca fortalecer internamente a Empresa, assegurando que todas as pessoas contratadas estejam adequadas e integradas à sua cultura organizacional, que possam ser acompanhadas em seu desenvolvimento e, que ao fim do vínculo profissional, a evidência de crescimento de ambos seja um dos resultados reconhecidos.

 

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