Irani

Regulamento Interno

Conheça o Regulamento Interno que baliza as nossas ações.

Art.1º - No exercício do cargo ou função, os empregados da IRANI:

a. Buscam o melhor resultado, mantendo sempre uma atitude transparente, de respeito e colaboração com os colegas de trabalho, representantes dos empregados e os públicos de interesse.

b. Zelam pelo cumprimento do presente regulamento e das orientações das atividades que lhe forem atribuídas;

c. Desempenham com atenção, eficácia e eficiência as suas atribuições, solicitando as instruções e esclarecimentos que forem necessários para a perfeita execução dos serviços.

d. Exercem suas funções e autoridade, com espírito empreendedor e de superação de desafios.

e. Exercem suas atribuições com efetividade, eliminando situações que levem a erros ou a atrasos na prestação do serviço.

f. Não alteram nem deturpam o teor de qualquer documento, informação ou dados.

g. Enfatizam a integração e o desenvolvimento de trabalhos em equipe.

h. Não usam cargo, função, atividade, facilidades, posição e influência com o fim de obter qualquer favorecimento para si ou para outrem.

i. Zelam pela boa conservação dos uniformes, das instalações, equipamentos e máquinas, bem como de todo o patrimônio da Empresa, comunicando as anormalidades que notar.

j. Apresentam-se no local de trabalho com o Uniforme e EPI´s disponibilizados pela empresa ou em trajes e condições de higiene adequadas.

k. Comparecem e participam de cursos especiais de aperfeiçoamento, treinamento e desenvolvimento, para os quais são convocados.

l. Colaboram para a manutenção da higiene e limpeza das dependências da empresa.

m. Respeitam as entradas e saídas oficiais de acesso à empresa, portando sempre em local visível o crachá de identificação. A empresa se reserva o direito, a qualquer tempo dentro das dependências da mesma de efetuar fiscalização e inspeção pessoal e corporal, de volumes, pastas, malas, veículos, etc.

n. Respeitam e cumprem o horário de trabalho estabelecido de acordo com a conveniência e necessidade de cada área ou atividade. Compreende também a disponibilidade para trabalhos em jornada extraordinária e viagens a trabalho.

o. Responsabilizam-se por danos e extravios de bens da empresa; aqueles causados propositadamente ou ainda por negligência, imperícia ou imprudência.

Quando necessário, formar-se-á uma Comissão para avaliação de alguma situação de impasse. Farão parte desta Comissão: Empregado envolvido e sua respectiva liderança, liderança(s) envolvida(s), representante da área de patrimônio.

p. Praticam o Termo de Compromisso para uso de equipamentos de informática.

q. Praticam o Procedimento para Homologação dos Atestados.

2- No relacionamento com lideranças e colegas, os empregados da IRANI:

a. Promovem e zelam por um ambiente de respeito, lealdade e cordialidade com todos os colaboradores e lideranças.

b. Promovem o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

c. Promovem ações que possibilitam melhorar a comunicação interna.

d. Agem de forma cortês, com disponibilidade e atenção a todas as pessoas com que se relacionam, respeitando as diferenças individuais.

e. Não prejudicam a reputação de colegas ou lideranças por meio de julgamentos preconceituosos, falso testemunho, informações não fundamentadas ou qualquer outro subterfúgio.

f. Não buscam obter troca de favores que aparentem ou possam dar origem a qualquer tipo de compromisso ou obrigação pessoal.

g. Respeitam a hierarquia, porém informam imediatamente à liderança imediata qualquer comportamento irregular, desde que devidamente fundamentado.

h. Comunicam imediatamente aos seus superiores hierárquicos, para as providências cabíveis, qualquer aliciamento, ato ou omissão que julgam contrários aos interesses da Empresa. Não cedem a pressões que visem à obtenção de vantagens indevidas.

i. Respeitam os direitos individuais e sempre compatibilizados com o bem-estar coletivo.

j. Têm direito de suspender a realização de atividades, após tomar as medidas corretivas, caso haja situações em que a vida e/ou integridade física sua e/ou de seus colegas de trabalho se encontre em risco grave e iminente, comunicando o fato imediatamente ao seu superior hierárquico e/ou ao SESMT.

k. Preservam o patrimônio da empresa traduzido em termos de equipamentos, materiais, informações tecnológicas e estratégicas e facilidades operacionais.

Art. 2º - É proibido ao funcionário:

a. Faltar ao trabalho sem permissão prévia ou justificativa.

b. Fumar em locais não permitidos.

c. Realizar, dentro do estabelecimento da Empresa, serviços por conta própria ou de terceiros. Inclui-se neste item a comercialização de produtos ou serviços.

d. Promover algazarras, brincadeiras, discussões, usar de palavras ou gestos impróprios à moralidade e respeito, nas dependências e imediações da empresa bem como em veículos de transporte de empregados fornecidos pela mesma.

e. Trazer para o local de trabalho ou fazer uso nele de qualquer tipo de bebida alcoólica, tóxicos, armas, bem como praticar jogos de azar.

f. Utilizar recursos da Irani (apostilas, apresentações, informações, micros, impressoras, etc.) para atender a interesses particulares. Fazer cópias e/ou retirar do local de trabalho sem autorização documentos, objetos, desenhos ou equipamentos e aparelhos da empresa, assim como divulgar informações de caráter confidencial.

g. Dar carona ou transportar familiares em veículo da Empresa, sem autorização da área competente.

h. Registrar o ponto de outro funcionário.

A IRANI conta com que seus empregados sempre observem os mais altos padrões de ética profissional e empresarial:

3 - Quando em conflito de interesses, os empregados:

a. Não se envolvam em qualquer atividade que interfira ou esteja em conflito com o desempenho de suas responsabilidades perante a Empresa bem como que conflitem com horário de trabalho, atenção e tempo.

b. Não exerçam direitos de participação em empresas fornecedoras, clientes ou concorrentes.

c. Não realizem quaisquer investimentos, participações alheias, ou outras atividades que apresentem aparência de conflito, seja direta ou indiretamente, por intermédio de familiares ou outros.

d. Não prestem assistência técnica ou consultoria de qualquer espécie a fornecedores, clientes e prestadores de serviços atuais da Irani ou àqueles que estejam em processo de ingresso no cadastro ou, ainda, àqueles que estejam participando de cotações, exceto quando formalmente autorizados pelas respectivas lideranças. Neste caso, devidamente documentado e arquivado no respectivo prontuário junto ao RH.

4 - Quanto às vantagens pessoais, os empregados:

a. Não aceitam convites de caráter pessoal para hospedagens, viagens e outras atrações que possam gerar danos à imagem e/ou aos interesses da Irani.

b. Não se deixam influenciar na tomada de uma decisão em conseqüência de relações pessoais com clientes, fornecedores, parceiros e concorrentes.

c. Não mantêm relações comerciais privadas com clientes, fornecedores, parceiros e concorrentes nas quais venham a obter privilégios pessoais em razão de cargo ou função ocupados.

d. Não se constituem em sócio, gerente, assessor, procurador ou intermediário em qualquer entidade que transacione ou que seja competidora de quaisquer Unidades da Irani.

e. Não pleiteiam, solicitam, provocam, sugerem ou recebem qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação, presente ou vantagem de qualquer espécie, para si, seus familiares ou qualquer outra pessoa, para o exercício de suas atividades profissionais ou para influenciar outro colega para o mesmo fim.

f. Não fazem uso de informações a que tenham acesso em decorrência de sua atribuição ou função, a fim de obter vantagem pessoal para parentes ou terceiros.

g. Não permitem que o relacionamento com ex-empregados da Empresa, através de relações comerciais ou pessoais, venha a influenciar qualquer decisão das empresas ou a propiciar o acesso a informações privilegiadas.

h. Não fazem indicações de consultorias ou de candidatos para o preenchimento de quadro de pessoal de clientes, fornecedores ou parceiros com os quais se relacionam profissionalmente.

i. Não aceitam presentes de clientes, fornecedores, parceiros e concorrentes, excetuando-se brindes claramente identificados e de pouco valor comercial.

5 - Na relação com a imprensa e meio externo, os empregados:

a. Quando concedem entrevistas, publicam artigos ou utilizam qualquer outra forma de manifestação pública de caráter pessoal, preservam os interesses e a imagem da Empresa.

b. Não utilizam os instrumentos institucionais para se pronunciarem publicamente.

c. Não se pronunciam sobre informações estratégicas e de caráter sigiloso.

d. Ocupantes de funções de confiança não se pronunciam sobre informações estratégicas e de caráter sigiloso, exceto com autorização específica do Diretor da Área. Contato com a imprensa é de responsabilidade apenas da Diretoria.

Art 3º - O empregado poderá ser transferido para qualquer área ou unidade da empresa a critério desta.

Art. 4º - Faltas Justificadas (mediante a apresentação de documento comprobatório) .

O empregado poderá faltar ao trabalho sem prejuízo na sua remuneração nas seguintes ocasiões (desde que devidamente documentado):

- 3 dias consecutivos de expediente por motivo de casamento civil;
- 5 dias consecutivos em caso de nascimento de filho;
- 1 dia a cada 12 meses para doação de sangue;
- Quantos dias forem necessários para fazer o título de eleitor e o alistamento militar, desde que devidamente comprovados;
- Atender convocação para eleições /ministério público;
- 2 dias consecutivos em caso de falecimento de familiares ascendentes e descendentes;

Art. 5º - Atrasos não justificados

Todo Empregado que no período de 12 meses, chegar atrasado ao serviço, além de ter descontado do seu salário o atraso, estará enquadrado na disciplina a seguir:

- Primeiro atraso - Início do prazo da carência de 12 meses;
- Segundo atraso - 1ª advertência por escrito;
- Terceiro atraso - 2ª advertência por escrito;
- Quarto atraso - Suspensão de 1 dia;
- Quinto atraso - Suspensão de 3 dias;
- Sexto atraso - Demissão por justa causa.

Art. 6º - Faltas não justificadas

Todo Empregado que no período de 12 meses, faltar ao trabalho sem justificativa, além de ter descontado do seu salário a falta, estará enquadrado na disciplina a seguir:

- Primeira falta - Advertência por escrito;
- Segunda falta - Suspensão de 1 dia;
- Terceira falta - Dispensa por justa causa.

Art. 7º - O empregado que se envolver em acidente de trabalho, analisado pela Comissão responsável da CIPA e Comitê de Análise de Danos Patrimoniais como “Ato Inseguro”, estará sujeito às seguintes penalidades:

a) - Advertência escrita

b) - Suspensão

c) - Desligamento por justa causa

Nos casos de comprovação de ato inseguro o prejuízo apurado será ressarcido à companhia Celulose Irani pelo agente causador do ato. (conforme o procedimento de Danos Patrimoniais).

Art. 8º O empregado que infringir o presente regulamento, em quaisquer um dos pontos acima, estará sujeito às seguintes penalidades:

a) - Advertência verbal
b) - Advertência escrita
c) - Suspensão
d) - Desligamento por justa causa

Art. 9º - As penalidades acima enumeradas serão aplicadas conforme a gravidade da falta.