Novidades

Início das obras civis de repotencialização na PCH São Luiz

A Irani Papel e Embalagem S.A. por meio da Licença Ambiental de Instalação n° 1607/2025 protocolada junto ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), deu início em outubro de 2025 à obra de repotencialização da CGH São Luiz, localizada no rio Irani, entre os municípios de Ponte Serrada e Irani, estado de Santa Catarina.  A CGH São Luiz, está em operação desde 1963 e é uma das 3 usinas hidrelétricas da Irani Papel e Embalagem que gera energia 100% renovável para aumentar ainda mais a produção sustentável de suas unidades fabris.

Atualmente, devido à produção de 2,2 MW (Megawatt) de energia, a CGH São Luiz está classificada em CGH (Central Geradora Hidrelétrica) e com o início das obras de repotencialização, passará a gerar 11,50 MW de energia, sendo então denominada PCH (Pequena Central Hidrelétrica). Para entender o que é uma repontencialização de uma usina hidrelétrica, precisamos saber que existem diferentes denominações de acordo com a potência instalada de produção de energia, por exemplo, para ser denominada de CGH, é preciso que a capacidade/potência instalada de produção de energia seja inferior a 5 MW de energia. Acima disso e, com potência instalada de até 30 MW de energia, o empreendimento passa a ser denominado de PCH, o que é o caso da PCH São Luiz.

A repotencialização da PCH São Luiz, irá causar o menor impacto ambiental possível, visto que o empreendimento está situado em uma área de plantio de Pinnus e o projeto do empreendimento mantém o barramento e o reservatório inalterados, incluindo apenas a construção de uma nova casa de força e uma nova subestação elevadora ao lado da nova casa de força. Portanto, as APPs, barramento e cotas de alague do reservatório que já está consolidada em 70,07 hectares, permanecerão inalterados, aumentando apenas o trecho de vazão reduzida do rio.

Como é de excelência da Irani Papel e Embalagem S.A garantir seus compromissos ambientais frente às demandas do mercado, a obra de repotencialização conta com profissionais e empresas terceirizadas qualificadas dentro do setor de meio ambiente para seguir rigorosamente a Licença Ambiental de Instalação, seus programas ambientais e condicionantes. Alguns dos programas ambientais da Licença Ambiental de Instalação que estão sendo executados e monitorados na obra são: Plano Ambiental para Construção (PAC), Programa de Supervisão e Gestão Ambiental, Programa De Monitoramento de Erosão, Taludes e Assoreamento, Programa de Monitoramento Hidrossedimentológico, Programa de Gestão de Resíduos Sólidos e Efluentes, Programa de Monitoramento da Qualidade da Água, Programa de Recuperação e Monitoramento de Nascentes, Programa de Recuperação de Áreas Degradadas e APP, Programa de Manejo e Conservação de Flora, Programa de Monitoramento de Espécies Reófitas, Programa de Salvamento, Resgate e Monitoramento da Fauna Terrestre, Programa de Monitoramento e Conservação da Ictiofauna e Programa de Comunicação e Educação Socioambiental.

Em postagens futuras, a Irani irá apresentar com detalhes como são executados e monitorados cada programa ambiental da Licença Ambiental de Instalação na obra de repotencialização da PCH São Luiz.

Olá! Eu sou a Flora.
Posso te ajudar?

Atendimento online