A Celulose Irani recebeu em abril, em Bento Gonçalves – RS, o prêmio Fiema 2010, conquistado com o case “Tecnologias utilizadas para Redução de Emissões de Gases do Efeito Estufa”, na categoria Tecnologia Ambiental.
Promovido pela Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente (Fiema), o prêmio destina-se a Organizações Não Governamentais (ONGs), estudantes, instituições de ensino e governamentais e demais instituições que estão de acordo com a legislação ambiental em vigor. Tem como objetivo reconhecer as melhores iniciativas que visem à minimização dos impactos ambientais, garantindo a sustentabilidade da geração atual e futura e promovendo a consciência ambiental.
O prêmio é divido em três categorias: educacional, tecnologia ambiental e socioambiental. A segunda, a qual a IRANI foi classificada, premia iniciativas que visam à adoção de técnicas que resultem na diminuição de impactos ambientais adversos, tais como a otimização de processos produtivos, equipamentos para controle de poluição, produtos ambientalmente adequados, processos de redução do consumo de recursos naturais, entre outros.
Para a avaliação, são usados os critérios desempenho ambiental (resultados obtidos com a implementação do projeto); grau de importância (representa a importância do projeto para a sociedade); inovação (avalia as características inovadoras do projeto); potencial de difusão (representa a capacidade de extensão dos resultados do projeto para outras situações e localidades) e sustentabilidade (avalia se o projeto é economicamente viável e a quantidade de recursos necessários para a sua perpetuação).
O projeto vencedor da IRANI – Tecnologias utilizadas para Redução de Emissões de Gases do Efeito Estufa – é desenvolvido pela Empresa como forma de contribuir para amenizar o problema do aquecimento global. O inventário de Gases de Efeito de Estufa (GEE) é utilizado para obter informações que possibilitem minimizar e equilibrar a emissão de GEE nas atividades operacionais da IRANI. Por meio do Inventário é possível avaliar o balanço entre emissões e remoções e as possibilidades de neutralização.
Olá! Eu sou a Flora.
Posso te ajudar?