Inovação

Irani é destaque no Prêmio Valor Inovação Brasil 2022

Companhia é a terceira colocada na categoria Papel e Celulose e está entre as 150 empresas mais inovadoras do país

A Irani Papel e Embalagem S.A., uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, acaba de ser reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do país, no Prêmio Valor Inovação Brasil 2022. Divulgado na noite desta terça-feira (26), em evento online, a premiação promovida pelo jornal Valor Econômico em conjunto com a PwC Strategy&, apontou a companhia catarinense como a terceira colocada na categoria Papel e Celulose.

Com esta posição, a Irani integra também, pela primeira vez, o anuário “Valor Inovação Brasil”. Considerada a publicação de inovação mais relevante do país, ela apresenta o ranking das 150 empresas que mais valorizam a inovação em suas estratégias de negócio e investem em melhores práticas, novos produtos, serviços e soluções. A classificação foi definida a partir de critérios estabelecidos pelos organizadores, que avaliaram grupos de empresas de 25 setores diferentes.

“Para a Irani é uma satisfação enorme fazer parte deste seleto grupo de empresas. É resultado da nossa estratégia de negócio e da dedicação de todas as áreas da empresa, respaldas pela nossa área de inovação. Este reconhecimento também nos motiva a seguir investindo e desenvolvendo nossa prática de inovação, além de fortalecer a nossa cultura de inovação e expandir o nosso ecossistema, tendo a sustentabilidade como um dos principais norteadores para o desenvolvimento de soluções inovadoras para o segmento de papel e embalagem”, afirma Sérgio Ribas, diretor-presidente da companhia.

Práticas de inovação

A inovação é um dos principais pilares estratégicos da Irani, a qual está explicitada nos temas prioritários da companhia, definidos pelo Comitê de Inovação para investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Estes temas são distribuídos entre as Plataformas Tecnológicas, que são grupos de trabalho multidisciplinares responsáveis pelo planejamento e execução de projetos de PD&I.

Atualmente, a Irani possui quatro Plataformas Tecnológicas, que representam os seus principais negócios: papel, embalagens sustentáveis, florestal e resina sustentável, ambiental e energia. Em 2021, por exemplo, na revisão do planejamento estratégico, a inovação se tornou uns dos principais verticais para fortalecer a cultura da inovação da companhia e expandir o seu ecossistema, por meio do investimento em desenvolvimento de projetos de inovação, P&D e projetos de inovação aberta.

Dentro desse contexto, a companhia possui o Irani Labs, programa de inovação aberta para conexão com startups. Lançado em 2020, com duas edições já realizadas, a Irani conta com mais de 200 conexões realizadas, 9 provas de conceito de soluções de startups testadas, por meio de um processo diferenciado para contratação de startups, chamado fast track. A companhia também conta com a Irani Ventures, veículo de investimento e aceleração de startups de alto impacto e o desenvolvimento de novos negócios, que foi criado em 2021 com investimento inicial de até R$ 1 milhão por startup.

Além das iniciativas voltadas à gestão de inovação e inovação aberta, a companhia conta com um programa de cultura de inovação, focado na geração, desenvolvimento e implantação de ideias inovadoras, chamado Inova Ideias. Esta jornada teve início ainda em 2012, ganhando maturidade e sendo desenvolvida ao longo dos anos. Em 2019, dando sequência a esse processo, foi lançada a Plataforma Digital para captura de oportunidades com maior acessibilidade, transparência, geração de resultado. O banco de ideias da companhia já possui mais de seis mil ideias, sendo que destas foram aplicadas quase 450 – aproveitamento de mais de 7% das ideias geradas. No acumulado, a Irani alcançou o resultado operacional/potencial de mais de R$ 6,8 milhões e aportou mais de R$ 200 mil reais em reconhecimentos financeiros aos seus colaboradores.

A plataforma permite a gestão desde o recebimento da proposta até a implantação da ideia. Para isso, a companhia conta com um fluxo claro e governança para avaliação e priorização das iniciativas consolidadas. O colaborador tem acesso a essa plataforma, recebe feedbacks online, e participa de campanhas de engajamento. Ainda é possível interagir e serem envolvidos no processo de gameficação, que pode garantir aos participantes uma premiação no ranking geral do programa. Além de receber a os resultados financeiros das ideias, os colaboradores recebem notoriedade por suas iniciativas perante a companhia com ações de reconhecimento, registro e publicação de matérias internas dos cases de sucesso resultantes de suas ideias.

“Acreditamos que todas estas práticas de inovação têm preparado a Irani para atender aos novos hábitos de consumo, desenvolver novos produtos com tecnologias inovadoras, oferecer novas experiências aos seus clientes, além de tonar o seu processo produtivo cada vez mais sustentável e eficiente”, comenta Sérgio Ribas, que lembra dos recentes reconhecimentos concedidos à companhia: em 2021 a Irani integrou o ranking TOP Open Corps 2021, como líderes em open innovation com startups no Brasil, sendo premiados como TOP 5 da categoria Celulose e Papel, e também foi indicada pela primeira vez como finalista do Prêmio Nacional de Inovação, na categoria Inovação em Sustentabilidade.

Sobre o Prêmio

Para definir os vencedores e a classificação do ranking das empresas mais inovadoras do Brasil, foi realizada uma pesquisa pela Strategy& – consultoria estratégica da PwC em conjunto com o jornal Valor Econômico e com apoio da Associação Nacional de Pesquisas e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras. A pesquisa levou em consideração, de maneira consistente e sistemática, as práticas de inovação das empresas que atuam no país em diferentes atividades econômicas.

A elaboração do ranking teve como base cinco pilares da cadeia de inovação: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos, avaliação do mercado e geração de conhecimento. O objetivo do estudo era analisar como cada um desses pilares é construído nas empresas participantes da pesquisa e como eles refletem nas práticas de inovação delas no mercado. A partir daí, foram definidos um ranking geral de empresas, além de rankings setoriais, e os vencedores do prêmio.

Olá! Eu sou a Flora.
Posso te ajudar?

Atendimento online