A Celulose Irani conquistou em setembro de 2009, o prêmio Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro com o case Modernização da Estação de Tratamento de Efluentes – Projeto Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).
Promovido pela Mais Projetos, o Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro visa reconhecer e compartilhar conhecimentos socioambientais aplicados nas empresas e instituições brasileiras que contribuam para a construção de sociedades sustentáveis.
O case vencedor da IRANI a modernização da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) foi realizado com o intuito de substituir a degradação anaeróbica pela degradação aeróbica da matéria orgânica, evitando assim, a emissão de metano, gás de efeito estufa (GEE) que provoca o aquecimento global. Foi modernizado o sistema de tratamento, envolvendo um sistema aeróbio chamado tratamento secundário por meio de lodo ativado com aeração prolongada. Esse processo evita que o lodo fique depositado no fundo das lagoas e gere o gás metano.
Com essa iniciativa, a IRANI tornou-se a primeira empresa da América Latina a registrar na ONU um Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) de tratamento de efluentes industriais. Aprovado pelo Conselho Executivo do MDL em janeiro de 2008, o mecanismo tornou-se também, o primeiro no mundo a ser totalmente aeróbico.
Olá! Eu sou a Flora.
Posso te ajudar?