Olhar de perto para abrir diálogos que desenvolvem pessoas e potencializam líderes. Conheça nosso time executivo.

Nossos líderes representam a nossa essência.

Focado na construção de relações prósperas com suas equipes e os demais stakeholders, internos e externos, nosso time executivo se concentra no objetivo de promover um ambiente estimulante ao desenvolvimento de equipes de alta performance.

EXECUTIVOS

 


CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
X
Presidente do Conselho

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduado no Owner/President Management Program na Harvard Business School. Iniciou no Grupo Habitasul em 1995, representando o acionista controlador junto à diretoria da Celulose Irani S.A., em 1998, passou a integrar a equipe diretiva da Companhia, transitando por várias áreas de responsabilidade. Nos últimos 12 anos, atuou como membro do Conselho de Administração, Diretor-Superintendente e Diretor-Presidente da Irani Papel e Embalagem S.A., sendo reeleito para estes cargos de 2005 a 2017. Diretor nas controladas Iraflor Comércio de Madeiras Ltda e Irani Geração de Energia Sustentável Ltda., a partir de julho de 2017 passa a ocupar a Presidência do Conselho de Administração da Irani Papel e Embalagem S.A. e da Companhia Habitasul de Participações, bem como, o cargo de Diretor-Presidente da Companhia Habitasul de Participações. Membro e Presidente do Conselho de Administração da Irani Participações S.A, Koch Metalúrgica S.A.,Habitasul Desenvolvimentos Imobiliários S.A., Habitasul Negócios Imobiliários e Administração de Bens S.A;, HGE – Geração de Energia Sustentável S.A. e Habitasul Florestal S.A.

X
Vice-Presidente do Conselho

Engenheiro Mecânico, desde março de 2015 atua como professor convidado da Fundação Dom Cabral. De outubro de 2005 a outubro de 2014 foi Vice-Presidente responsável pela Divisão de Papelão Ondulado da empresa Rigesa Embalagens Papel e Celulose Ltda, empresa responsável pela produção e comercialização de embalagens de papelão ondulado no Brasil. No período de novembro de 2008 a outubro de 2012 foi Conselheiro da empresa MWV Wadco Índia Pvt. Ltda., empresa responsável pela fabricação e comercialização de embalagens de papelão ondulado na Índia. Atuou como Conselheiro, Vice-Presidente e Presidente do Conselho da Escola Americana de Campinas, escola de modelo americano desde a pré-escola até o ensino médio, de novembro de 2008 a outubro de 2011. Desde 1991 é membro do Instituto de Marketing Industrial. Membro da Young Presidents’ Organization (YPO-WPO) desde 1997, tendo ocupado posições de Diretor Financeiro e Diretor de Fórum do capitulo de Porto Alegre. Membro do Conselho de Administração da Companhia Habitasul de Participações e da Celulose Irani S.A.

X
Conselheiro

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1989, com especialização em Filosofia e Economia Política pela PUC/RS; participou do programa Direito da Economia e da Empresa, da FGV, e da pós-graduação da Escola Superior do Ministério Público; é formado pelo OPM Programa da Harvard Business School (HBS), incluindo o módulo do OPM, em Shanghai. Participa há anos do Seminário para Presidentes, programa de gestão organizado pela FGV em conjunto com o YPO, e participou do YPO Gold Harvard President’s Program, organizado pela HBS em 2020, 2021, 2023 e 2024.
Membro Independente do Conselho de Administração da Lojas Renner desde abril de 2015, foi Vice-Presidente do Conselho de abril de 2016 até abril de 2019 e, atualmente, é membro do Comitê de Pessoas e Nomeação e do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos. É sócio, e fundador, sendo CEO desde a fundação, em 2013, até 2021, do escritório de advocacia Souto, Correa, Cesa, Lummertz & Amaral Advogados. É membro dos Conselhos da Associação Escola Panamericana de Porto Alegre (PAS) e do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre (HMV). Foi membro do Conselho da Câmara Americana de Comércio – Porto Alegre (AMCHAM). É membro e chair do Comitê de Conduta e Ética do YPO Brasil.

X
Conselheira

Engenheira Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; Universidade Citigroup (Brasil/ EUA); MBA em Advanced Boardroom Program for Women na Saint Paul; Escola de Negócios e Challenging Board Members in Germany – ESMT Berlin; Governança & Nova Economia na Gonew School; Certificação Conselheira de Inovação na Gonew School; Programa de Mentoria Diversidade em Conselhos pelo WCD, IBGC, IFC, B3 e Spencer Stuart; Certificada para Conselheira de Administração pelo IBGC; CEO Now – Imersão de Transformação de Gestão na Experience Club; Atuou como Diretora do Global Subsidiaries Group (GSG) Brasil e Senior Credit Officer do Corporate and Investment Banking no Banco Citibank S.A.; Diretora Executiva (Estatutária) do Global Transaction Banking (GTB) Brasil e GTB Latin America na DEUTSCHE BANK S.A.; e hoje atua como membro do Conselho de Administração da Ventiur Investimentos em Novos Negócios S.A.; membro do Conselho de Inovação do Banco ABC Brasil; Conselheira Consultiva na Fleximedical; Conselheira Consultiva na Trackmob; Sócia-Investidores em Diversas Empresas; e Membro da Comissão de Estratégia do IBGC.

X
Conselheiro

Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas. Também possui o título de Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. É Diretor Jurídico e de Administração de Créditos do Grupo Habitasul. Sócio da Druck Mallmann Oliveira & Advogados Associados e da LOF Consultoria Imobiliária Ltda. Conselheiro de Administração da Companhia Habitasul de Participações e da Celulose Irani S.A. Atuou também como Conselheiro Suplente do Conselho de Administração da CIBRASEC – Companhia Brasileira de Securitização. Diretor da Habitasul Desenvolvimentos Imobiliários S.A., Consulplanes – Consultoria e Planejamento LTDA. e Druck Mallmann Oliveira & Advogados Associados.

X
Conselheiro

Empresário, Administrador de Empresas, Palestrante e Consultor na Área de Governança Corporativa, formado em Administração de Empresas pela EAESP – FGV em 1972, com especialização em Gestão Avançada na Fundação Dom Cabral e INSEAD – Fontainebleau – França em 1991; em Empreendedorismo na Babson College – Boston – USA em 2004; em Governança Corporativa – Corporate Governance Board Leadership – TOT – Training of Trainers na IFC – IBGC em 2009, 2011, 2013 e 2016.
Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC em 2013. Foi Cofundador do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa em 1995.
Membro associado do IBEF – Instituto Brasileiro dos Executivos Financeiros e do FBN – Family Business Network.
Por mais de 20 anos foi diretor executivo, acionista e membro do Conselho de Administração da Metal Leve S.A.. Presidente da CVM – Comissão de Valores Mobiliários em 1992, responsável na época de seu mandato pelo lançamento pioneiro das ADRs da Aracruz na bolsa de NY.
Foi coordenador por 5 anos (2002 a 2007), do Núcleo da Empresa Familiar – PDA, da Fundação Dom Cabral, em São Paulo. Coautor do livro “A Dimensão Humana da Governança Corporativa”, de Herbert Steinberg (Ed. Gente, 2003). Foi Coordenador e Coautor do Caderno de Boas Práticas de Governança Coorporativa para Empresas de Capital Fechado do IBGC lançado em dezembro de 2014, em SP, e em Lisboa, em janeiro de 2015. Também foi coautor do caderno do IBGC “O Papel do Conselho na Estratégia das Organizações” lançado em Novembro 2017.


CONSELHO FISCAL
X
Membro Efetivo

Bacharel em Administração pela FEAD – Minas – Centro de Gestão Empreendedora (2002). Desde 2019 é membro Titular do Conselho Fiscal da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e desde 2021 é membro Titular do Conselho Fiscal da Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebrás) e membro Suplente do Conselho Fiscal do Banco da Amazônia S.A. (Baza). Desde 2022 atua como membro Suplente do Conselho Fiscal da Companhia Energética de Brasília S.A. (CEB). De 2020 a 2021 atuou como membro Suplente do Conselho Fiscal da Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebrás). De 2017 a 2019 atuou como membro Suplente do Conselho Fiscal da Cia de Saneamento do Estado de São Paulo S.A. (SABESP).

X
Membro Efetivo

Mestre e Graduado em Estatística pela Universidade de São Paulo; Graduado em Contabilidade pela FIPECAFI; MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC; Banking – Citibank – Fort Lauderdale (EUA); foi Diretor de Investimentos da PREVI – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, Diretor de Gestão de Riscos, Gerente Adjunto do BB Nova Iorque – EUA, Diretor Adjunto do Banco do Brasil Securities – EUA, Gerente Executivo da Diretoria de Finanças. Gestor Certificado pela ANBIMA; Certificado de Profissional de Investimento do ICSS; Global Association of Risk Professionals – GARP; Certificações Series 3, 4, 7, 24 e 63 da FINRA Financial Industry Regulatory Authority – sucessora da National Association of Securities Dealers (NASD); e Conselheiro de Administração e Fiscal certificado pelo IBGC. Atuou como membro do Conselho de Administração da CGT Eletrosul; membro do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal da CEB – Centrais Elétricas de Brasília;  membro do Conselho de Administração do Fundo Garantidor de Créditos – FGC;  membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria da Fundição Tupy;  membro do Conselho de Administração da Petroflex ; membro do Conselho de Administração do BB Securities Ltd. – London (UK); membro do Conselho de Administração do Banco do Brasil Securities LLC – NY (USA); Membro do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê de Gestão de Pessoas e da Comissão de Gestão de Riscos da CPFL Energia S.A.; membro do Comitê de Auditoria da DataPrev; Membro do Conselho Fiscal da Eletrobrás Distribuição Acre, Alagoas, Amazonas, Piauí, Rondônia e Roraima; Membro do Conselho Fiscal da CPFL e CPFL Geração; Advisory Council Member – PRI United Nations Principles for Responsible Investment; e hoje atua como membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria da ES Gás; Presidente do Conselho Fiscal da CEB Holding; Comitê de Riscos e de Capital da BB Seguridade Participações.

X
Membro Efetivo

Bacharel em Ciências Contábeis pela UFRGS; Pós Graduação em Gestão Empresarial pela UFRGS; Certificada CNAI; Certificada pelo CFC, CVM e BACEN; Certificada Membro do Comitê de Auditoria pelo IBGC; Presidente da BYU Management Society – Capítulo Porto Alegre; Atuou como, Diretora de Auditoria, Gerente Sênior de Auditoria e Gerente de Auditoria Contábil de Auditoria na KPMG Auditores Independentes; Consultora de Análise Financeira e Governança em diversas empresas; e hoje atua como membro do Conselho Fiscal (suplente) pela RTDR Participações S.A.; e membro do Comitê de Auditoria da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

X
Suplente

Professor Associado da área de Finanças e Contabilidade da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 1990, nos níveis Graduação, Extensão e Pós-Graduação. Ocupou cargos de Superintendente de Infraestrutura, Secretário do Patrimônio Histórico, Vice-diretor da Escola de Administração e Presidente do Conselho de Curadores da universidade. Foi membro do Conselho de Administração do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Doutor em Administração – ênfase Controle Gerencial – Instituto COPPEAD de Administração/UFRJ. Mestre em Administração – ênfase Contabilidade – pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS. Graduado em Administração de Empresas, Administração Pública e Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de UFRGS. Revisor técnico das obras Sistemas de Informações Contábeis, IFRS 2012 – Interpretação e Aplicação, e IFRS: Guia de Aplicação do Valor Justo do Grupo A/Editora Bookman. Professor convidado para cursos de Pós-Graduação (lato sensu) em diversas outras instituições (em especial, Universidade de Caxias do Sul). Membro da Comissão Assessora de Área – Administração – do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) para os ciclos 2012 e 2105.

Exerce, ainda, atividades de consultoria junto a pequenas empresas nas áreas de Finanças e de Contabilidade, em especial, planejamento de caixa e informação contábil. Anteriormente, trabalhou como auditor assistente das empresas Diehl, Biedermann, Bordasch, S/C – Auditores, Price Waterhouse Auditores Independentes, e Roberto Dreyfuss S/C – Auditores Independentes.

X
Suplente

Bacharel em Ciências Econômicas, especializada em Governança Corporativa, com foco na atuação em Conselhos de Companhias Abertas. Desde 2015 atua como Conselheira Fiscal de Sociedades Anônimas de Capital Aberto e Fechado em Companhias de renome no mercado sendo reinvestida no cargo por vários exercícios consecutivos. De 2023 até 2019 atuou na Solução Governança Corporativa E Consultoria Ltda – Jorge Lepeltier Consultores Associados, em Conselhos Fiscais como membro titular e suplente, também desenvolveu vários trabalhos na coordenação financeira, administrativa e prestação serviços de assessoramento na área governança corporativa.

X
Suplente

Mestre em Administração e Negócios pela UNOESC; Bacharel em Ciências Contábeis pela UNOESC; Especialista em Contabilidade Gerencial e Custos pela UNOESC; MBA em Gestão Empresarial pela FGV; Conselheiro de Administração pelo IBGC; Innovation Bootcamp in Silicon Valley, San Francisco; Relações Governamentais e Institucionais pela ABERJE; Programa Internacional de Educação Executiva – Gestão da Inovaçã pela, IEL;  APG Sênior Programa da Gestão Avançada pela Amana-Key; Finanças Corporativas pela Fundação Don Cabra. Atuou como Diretor Executivo na Fundação Cetepi/Polo Inovação Vale do Rio do Peixe Mai; Assessor da Diretoria e Relações Institucionais e Gerente de Administração e Finanças na Irani Papel e Embalagem S.A.; Membro e Diretor na ACIOC-Associação Empresarial do Oeste de SC;  Diretor Executivo na Companhia Habitasul de Participações; Diretor Executivo na Metalúrgica Koch S.A.; Gerente Geral na Agroforestal Oberá SRL (Argentina); Gerente Administrativo na Deycon Comércio e Representações Ltda – Grupo Pegoraro; e Gerente Administrativo na Coorlajo – Cooperativa Regional de Lacticínios Joaçaba; e hoje atua como Diretor Administrativo Financeiro Inca3 Administradora de Bens Ltda.


DIRETORIA EXECUTIVA
X
Diretor-Presidente




Administrador pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, possui MBA pela Boston University – Questrom School of Management, MBA Executivo pela Universidade de São Paulo e pós-graduação em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (EBAP/FGV). Anteriormente, atuou nas áreas de consultoria estratégica na Roland Berger Strategy Consultants e no setor financeiro no Banco do Brasil.

Atua no setor desde 2004, quando ingressou na Irani como Diretor de Marketing e Vendas, permanecendo na posição por 6 anos. Exerceu o cargo de Diretor de Negócios Papel e Embalagem e Diretor de Operações por 7 anos. Em julho de 2017, foi nomeado Diretor-Presidente da Irani Papel e Embalagem S.A..

Sérgio atua ainda como Diretor-Presidente do Grupo Habitasul, controlador acionário da Irani, desde 2019.


X
Diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão




Graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Finanças pela UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina, Fabiano possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Mestrado Profissional pela Escola de Administração da UFRGS, de Porto Alegre.

Iniciou na Irani em 2002, exercendo as funções de Supervisor e Gerente de Controladoria por mais de 10 anos. Em 2014, assumiu o cargo de Superintendente de Estratégia e Gestão, sendo nomeado Diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão em 2017. Fabiano atua também na mesma posição no Grupo Habitasul, controlador acionário da Irani, desde maio de 2019.


X
Diretor de Negócios Papel e Florestal




Administrador de Empresas, Henrique é bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior pela Universidade Mackenzie (SP) e possui MBA em Gestão de Vendas pela ESPM (SP). Anteriormente, atuou na área de Exportação da Igaras Papéis e Embalagens e como Consultor de Negócios na Grade Assessorial Comercial Ltda.

Ingressou na Irani em 2003 como Chefe de Exportação, passou a Gerente Comercial Exportação em 2004 e incorporou as vendas de papel no Mercado Interno em 2009. Em Dezembro de 2016, passou a atuar como Gerente Executivo Comercial Papel e Florestal, sendo em nomeado Diretor de Negócios Papel e Florestal da Irani Papel e Embalagem S.A., em dezembro de 2017.


X
Diretor de Negócio Embalagem




Administrador de Empresas, Lindomar possui MBA em Marketing Comercial com Ênfase em Vendas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Anteriormente, atuou como Técnico de Embalagem pela Orsa Fábrica de Papelão Ondulado S/A.

Ingressou na Irani em 1998 como Técnico de Embalagem. Atuou como Gerente Comercial de 2006 a 2013 e, em outubro de 2013, passou a Superintendente Comercial. Em dezembro de 2017, foi nomeado Diretor do Negócio Embalagem da Irani Papel e Embalagem S.A.


X
Diretor de Administração, Finanças e de Relações com Investidores




Formado em Ciências Contábeis e Direito e pós-graduado em Contabilidade Gerencial, Custos e Controladoria pela UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina, Odivan atua no setor desde 1995, quando ingressou na Irani Papel e Embalagem S.A. Iniciou sua jornada na área contábil, foi controller e atuou em projetos de expansão.

Desde 2004, exerce a função de Diretor de Administração, Finanças e Relações com Investidores e, em julho de 2017, também assumiu a posição no Grupo Habitasul, controlador acionário da Irani. Foi eleito, em 2019, Executivo de Finanças do Ano – Troféu “O Equilibrista” pelo IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do RS.



PRESIDÊNCIA
SÉRGIO LUIZ COTRIM RIBAS
Diretor-presidente
ANETE CAPPONI GISLER ZACHER
Gerente de Auditoria Interna

DIRETORIA DE PESSOAS, ESTRATÉGIA E GESTÃO
FABIANO ALVES DE OLIVEIRA
Diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão
ANDREA QUINTANA
Gerente de Marketing e Inovação
EMERSON SILVA
Gerente de Planejamento e Gestão
LEANDRO FARINA
Gerente de Saúde, Segurança, Qualidade e Sustentabilidade
RUY MICHEL
Gerente de Projetos Estratégicos

DIRETORIA DOS NEGÓCIOS PAPEL E FLORESTAL
HENRIQUE ZUGMAN
Diretor dos Negócios Papel e Florestal
BRÁULIO ROMANCINI
Gerente Industrial Papel MG
CARLOS VASCONCELOS
Gerente Florestal RS
CÉLIO CHIOT
Gerente de Produção de Papel SC
DENIS BAIALUNA
Gerente Florestal SC
EDUARDO PAVÃO
Gerente Comercial Papel e Resina
JOÃO SANTOS
Gerente de Manutenção e Administração SC
ROBERT FRIESEN
Gerente De Linha De Fibras SC
SANDRO BORTOLUZ
Gerente de Utilidades
VERA MAFRA ALVES
Gerente P&D, Qualidade PCP E Expedição

DIRETORIA DO NEGÓCIO EMBALAGEM
LINDOMAR LIMA DE SOUZA
Diretor do Negócio Embalagem
DJEILE FREITAS
Gerente Comercial de Embalagem Sudeste
MICHEL HENRIQUE DE OLIVEIRA
Gerente P&D de Embalagem Sudeste
RODRIGO PAULO MARTINS
Gerente Comercial de Embalagem Sul
RONALDO FABONATO
Gerente Industrial de Embalagem Sul
TIAGO GOULART THOMAZ
Gerente Industrial de Embalagem Sudeste

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E RI
ODIVAN CARLOS CARGNIN
Diretor de Administração, Finanças e RI
ANDRÉ CAMARGO DE CARVALHO
Gerente de Relações com Investidores
CASSANDRA PAVELSKI
Gerente Jurídica e Compliance
EVANDRO ZABOTT
Gerente de Contabilidade
GILSON SANTOS
Gerente de TI
MARCOS SOUZA
Gerente de Finanças
RODRIGO MAZZARINO
Gerente de Suprimentos


Olá! Eu sou a Flora.
Posso te ajudar?

Atendimento online