A Celulose Irani conquistou em fevereiro de 2011, o prêmio Expressão de Ecologia com o case Recuperação da Área de Preservação Permanente Riacho da Anta na categoria Recuperação de Áreas Degradadas.
O projeto de Recuperação de Área de Preservação Permanente (APP) do Ribeirão da Anta, localizado nas proximidades do parque fabril de Vargem Bonita –SC é realizado pela IRANI para reverter a fragmentação de remanescentes de vegetação nativa. O projeto está recompondo a cobertura vegetal do ribeirão para formar corredores ecológicos. Do total de 9,75 hectares de APP, 7,28 hectares estão sendo recuperados. Desta área, 4 hectares apresentam desenvolvimento natural da vegetação em diversos estágios sucessivos e 3,28 hectares foram recuperados por meio do plantio de mudas de espécies nativas.
Criado na sequência da Conferência Rio 92 da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Meio Ambiente, o Prêmio Expressão Ecologia, certificado pelo Ministério do Meio Ambiente, é considerado a maior premiação ambiental da região Sul.
O grupo de jurados é composto por biólogos, engenheiros florestais, consultores e doutores na área ambiental, profissionais de entidades e ONGs dos três estados do Sul.
Os cases vencedores, além de serem destacados no Anuário Expressão de Sustentabilidade, que circulará em junho, receberão o troféu Onda Verde no Fórum de Gestão Sustentável, que será realizado em julho.
A edição de 2010 contou com a participação de 153 cases, que são detalhados no site: http://www.expressao.com.br/ecologia/conteudos/cases2010
Olá! Eu sou a Flora.
Posso te ajudar?