Diversidade

Com programa de indicações internas, Irani amplia a diversidade entre os colaboradores

Com programa de indicações internas, Irani amplia
a diversidade entre os colaboradores

Em um ano, companhia recebeu de seus funcionários 71 recomendações de profissionais LGBTIA+, PCD’s, mulheres, negros e de outras minorias

A Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens do Brasil, estimula o aumento da diversidade entre seus colaboradores de diferentes formas – inclusive contemplando os funcionários que também abraçam essa causa. No programa Eu Valorizo a Diversidade os colaboradores que mais indicam profissionais LGBTIA+, negros, mulheres, pessoas acima de 50 anos e PCD’s, por exemplo, ganham um curso de qualificação, a sua escolha, pago pela empresa, e que também poderá ser direcionado a dependentes.

Coordenadora de Gestão de Pessoas da Irani, Bianca Souza Salatino destaca que ter uma empresa diversa começa pela abertura para atrair e receber estes profissionais. “Isso inclui não apenas o momento da seleção, mas garantir que, internamente, eles irão contar com um ambiente de trabalho onde se citam valorizados, respeitados e com as mesmas possibilidades de crescimento de qualquer outro colaborador”, assegura Bianca.

Em um ano, entre março de 2022 e março de 2023, já foram recebidas 71 indicações dentro do Eu Valorizo a Diversidade. Até o momento, 6% dos currículos encaminhados foram aproveitados – resultado da contratação inicial de quatro indicados, em um processo que está sempre em evolução, acrescenta Bianca. “Como as indicações podem ser feitas para qualquer posição, tendo ou não vaga abertas, todos esses currículos seguem no nosso horizonte”, lembra a coordenadora.

Eliane Alves da Rosa, que atua na unidade de Papel, em Santa Catarina, foi a campeã de recomendações de profissionais, com oito indicações. Como prêmio pelo engajamento na iniciativa, ganhou um curso no valor de até R$ 1,5 mil. Eliane explica que seu interesse maior sempre foi ajudar aos outros, mas ficou feliz ao saber que havia se destacado no programa.

“Ser o primeiro lugar na premiação do programa foi uma mistura de sentimentos: orgulho, gratidão, surpresa e felicidade. Me senti orgulhosa ao fazer o bem sem esperar recompensas e por trabalhar em uma empresa que tem esse tipo de iniciativa”, acrescenta Eliane, que atua na companhia desde março de 2020.

Com os bons resultados, o programa terá prosseguimento ao longo de 2023 e ainda ganhará reforço de divulgação interna e processos que estimulem ainda mais a participação dos colaboradores. Além desta, e de outras iniciativas, a Irani conta com bancos de talentos específicos para LGBTIA+  e PCD’s, permitindo, assim, que a empresa posso olhar mais atentamente e esses grupos e de forma constante, buscando integrá-los em todos os processos onde houver afinidade com as vagas abertas.

Olá! Eu sou a Flora.
Posso te ajudar?

Atendimento online