Mais de 6 mil mudas foram plantadas no local, desde 2008, revitalizando a Área de Preservação Permanente (APP) que até hoje recebe cuidados diários
Uma área que antigamente não possuía muitas árvores, localizada às margens da Rodovia Ermínio de Oliveira Penteado, no Km 47 em Indaiatuba, é hoje um amplo espaço verde que acolhe muitas espécies de árvores nativas e muitas espécies de animais. Propriedade da Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a agora Área de Preservação Permanente (APP) de 1,20 hectare, é símbolo de recuperação ambiental para a cidade.
Em 2008, quando a Irani passou a regenerar a área, poucas árvores e animais habitavam o espaço. Atualmente vivem na mata preservada ouriços cacheiro, capivaras, lebres, corujas, gambás, e várias espécies de aves como colhereiro, garça, biguás, entre outros, além da flora, bastante diversificada após a recuperação com mais de 32 espécies nativas, como Cereja do mato, Jatobá, Jequitibá rosa, Guaraiuva, Sibipiruna, Gabiroba e Aroeira salsa. Mais de 6 mil mudas foram plantadas naquele ano inicial e até hoje recebem cuidados diários e reposições. A escolha das árvores foi feita com base na Resolução SMA08 e contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Indaiatuba.
”A política de sustentabilidade da Irani reflete o comprometimento com nossos stakeholders por meio do atendimento aos requisitos legais da prevenção da poluição, da preservação do meio ambiente, da redução de impactos ambientais e da melhoria contínua nas melhores práticas de gestão ambiental”, destaca o diretor do Negócio Embalagem de São Paulo, Lindomar Lima de Souza.
Um dos momentos mais celebrados foi quando os colhereiros retornaram ao local. Isso porque a ave é considerada indicadora da boa qualidade ambiental, especialmente da água, local onde se alimenta – e como é bastante sensível, acaba sendo afetada pela poluição.
A manutenção da área é realizada periodicamente por um jardineiro que trabalha de forma exclusiva com o cuidado do espaço. Além de realizar a reposição de mudas quando há necessidade de substituição, ele também monitora diariamente como as plantas estão se adaptando no terreno e verifica a presença de insetos, como formigas, e vegetações invasoras que possam estar prejudicando a mata.
Ainda que o local não seja aberto ao público, a APP ajudou a recompor a paisagem e os componentes ambientais que colaboram com toda a diversidade e a natureza local. Com mais árvores e animais atraídos para a região, os ganhos se disseminam por uma área muito além daquele território.
“O desenvolvimento sustentável sempre foi uma premissa do nosso trabalho na Irani. Queremos gerar impactos positivos no entorno da fábrica e nas comunidades onde estamos inseridos, por isso a preocupação com o meio ambiente é tão essencial na prática das atividades. Manter um forte comprometimento com as políticas ESG garante que consigamos alinhar cada vez mais as responsabilidades ambientais, econômicas e sociais da empresa”, observa Glaucia de Brito Machado, coordenadora de Qualidade e Meio Ambiente.
Olá! Eu sou a Flora.
Posso te ajudar?