Irani é destaque na categoria Papel e Celulose no Melhores do ESG 2023
Prêmio promove as companhias que se sobressaem por ações de boas práticas sociais, ambientais e de governança no mundo corporativo
Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani ficou entre as finalistas segundo a premiação da revista Exame, Melhores do ESG 2023 na categoria Papel e Celulose.
Representaram a Irani na cerimônia realizada nesta segunda-feira (13/06), na Casa Charlô, em São Paulo, o gerente dos Negócios Papel e Resina, Eduardo Pavão, a coordenadora de Qualidade e Meio Ambiente Gláucia Machado e o diretor-presidente Sérgio Ribas.
Criado e concedido pela revista Exame, o prêmio relacionado às boas práticas sociais, ambientais e de governança no mundo corporativo é um dos mais tradicionais do país, sendo publicado anualmente desde 2000, inicialmente como Guia Exame de Boa Cidadania Corporativa e, posteriormente, rebatizado de Guia Exame de Sustentabilidade. Melhores do ESG é considerada uma das principais publicações que destacam empresas que adotam plenamente o conceito de capitalismo consciente e da responsabilidade social no Brasil e reúne as organizações que são referência e contribuem para o desenvolvimento sustentável da economia. Um dos objetivos do prêmio é dar visibilidade a quem está contribuindo de maneira relevante para a sustentabilidade, em seus diversos aspectos, e para um mercado cada vez mais inclusivo e diverso.
A Irani, foi vencedora do prêmio em 2022 e estar entre os finalistas novamente, é motivo de muito orgulho para companhia, já que o prêmio se dá em razão das práticas sustentáveis utilizadas em sua cadeia produtiva, iniciativas sociais promovidas nas comunidades do entorno de suas fábricas, e dos compromissos ESG adotados para o ciclo dos compromissos 2021-2030. Entre as metas definidas pela empresa, está zerar os acidentes de trabalho com afastamento, ter 40% de mulheres no quadro de colaboradores e 50% de mulheres em cargos de liderança, reduzir em 30% o uso específico de água por tonelada produzida, consumir 100% de energia renovável em todos os negócios e ser autossuficiente em geração de energia até 2025, zerar o envio de resíduos para aterros e aumentar em 20% o saldo positivo entre emissões e remoções dos gases de efeito estufa (GEE).
Diretor-presidente da companhia, Sérgio Ribas ressalta que ser uma das empresas indicadas ao prêmio é uma grande conquista para a Irani e destaca que qualquer atividade produtiva deve sempre ir além da manufatura de produtos. “Como uma das principais indústrias do segmento de papéis para embalagens sustentáveis do Brasil, estamos focados em gerar impacto positivo ao meio ambiente e às comunidades onde estamos inseridos”, ressalta o executivo. “Todos os dias aplicamos nossa energia para aprimorar boas práticas de gestão e gerar valor aos públicos com os quais nos relacionamos”, acrescenta Ribas.
Olá! Eu sou a Flora.
Posso te ajudar?