Com 21% de mulheres em cargos de liderança, companhia teve um crescimento de sete pontos percentuais desde 2020
Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani conquistou mais um reconhecimento em relação à igualdade de gênero. A companhia passou a integrar a carteira do Índice Teva Mulheres na Liderança. O Teva é o primeiro índice referenciado pelo fundo ELAS11 (Safra ETF Mulheres na Liderança), listado para negociação na B3, a Bolsa de Valores do Brasil.
Promover mais mulheres a cargos de liderança é uma das metas da Irani em seus indicadores de ESG em relação às práticas e políticas corporativas desenvolvidas. A carteira do ETF é composta pelas 50% empresas ranqueadas com maior pontuação neste quesito. Para criação do índice, são levadas em consideração as composições de Conselhos de Administração, Conselhos Fiscais, Diretoria Executiva e Comitês de Gestão e outros.
O índice também atribui pontos para as empresas que estão contratando ou promovendo mais mulheres a esses cargos e penaliza empresas sem mulheres ou com uma tendência de diminuição da representatividade. O diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão, Fabiano Alves de Oliveira, afirma que esse reconhecimento revela que a Irani está evoluindo nos indicadores ESG relacionados à igualdade de gênero. “Desde 2020, tivemos um crescimento de 8 pontos percentuais no quadro funcional de mulheres e de 7 pontos percentuais no quadro de mulheres na liderança, fechando 2023 com 25% de mulheres no quadro e 21% na liderança. Nos tornamos signatários da ONU Mulheres”, destaca.
Já o diretor de Administração, Finanças e de Relações com Investidores, Odivan Cargnin, ressalta que o resultado dessas ações tem reflexo direto no clima de trabalho, propiciando experiências de aprendizados mútuos. “Concentramos todas as iniciativas voltadas à evolução de uma cultura de diversidade e inclusão como a iniciativa de Mentoria Feminina, que teve como objetivo fortalecer a autoconfiança e promover ampliação da consciência sobre o potencial das colaboradoras, mostrando e orientando para as possibilidades de atuação, carreira e desenvolvimento pessoal e profissional”, explica Odivan.
Sobre o Índice Teva
A Teva Índices desenvolveu o primeiro estudo quantitativo da presença de mulheres na governança de todas as empresas brasileiras listadas. O estudo deu origem ao Índice Teva Mulheres na Liderança®, construído sobre a maior base de dados de diversidade de gênero do Brasil, mapeando mais de 150 mil cargos em todas as empresas listadas. Para criação do índice, são levadas em consideração as composições de Conselhos de Administração, Conselhos Fiscais, Diretoria Executiva e Comitês de Gestão. O índice também atribui pontos para as empresas que atingiram equidade ou estão promovendo mais mulheres aos cargos de liderança e penaliza empresas sem mulheres ou com uma tendência de diminuição da representatividade.
Olá! Eu sou a Flora.
Posso te ajudar?