Programa existe desde 2008 e, no ano passado, beneficiou 3,3 mil pessoas, contando com novas atividades previstas para o segundo semestre de 2024
Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani investe no Programa de Educação Ambiental, desde 2008, em projetos nas comunidades do entorno das unidades fabris em Santa Catarina e Minas Gerais. No ano passado, mais de 938 horas foram dedicadas em encontros nas escolas e entidades comunitárias, beneficiando mais de 3,3 mil pessoas. Em 2024, as atividades, que são conduzidas pela Gestão de Sustentabilidade, Qualidade e Meio Ambiente e pela unidade florestal, com o apoio da área de marketing da companhia, já envolveram mais de 230 estudantes no primeiro semestre nos dois estados.
A programação em Santa Luzia (MG) prevê novas ações em escolas e na sede da unidade nos meses de setembro e outubro. Nesses encontros serão abordados temas como resíduos sólidos, gerenciamento de resíduos sólidos, coleta seletiva e reciclagem, além de ser realizada uma oficina de enfeites para a casa com materiais reciclados.
No primeiro semestre, os encontros foram na Escola Estadual Senador Bernardo Monteiro, com a participação de 170 estudantes do 5º e 6º anos, e trataram dos recursos hídricos e da eficiência do uso da água. Outras atividades foram realizadas na própria unidade da Irani com a presença de moradores dos bairros Vila Olga, Vila Íris e Gameleira, no entorno da unidade, quando foram executadas trabalhos sobre compostagem e horta orgânica e oficina de horta em garrafa pet.
No primeiro semestre deste ano, os alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Isabel da Silva Telles, em Irani (SC), participaram de seis encontros com a equipe da empresa e receberam a Cartilha Ambiental. Programa semelhante foi realizado na Escola Nossa Senhora de Lourdes, em Joaçaba (SC), envolvendo ao todo 63 estudantes. As atividades do segundo semestre ainda estão em definição.
A Cartilha Ambiental apresenta como é a produção da Irani e como preservar e proteger o meio ambiente de várias formas diferentes. Os principais pontos são:
Além das atividades nas escolas, os estudantes de SC também participaram da Trilha Ecológica dos Xaxins na Reserva Estadual do Patrimônio Natural Professora Yara C. Nicoletti, em Campina da Alegria, proporcionando uma conexão direta com a natureza.
“Esse projeto é muito importante para as escolas e comunidades do entorno das unidades da Irani, pois além de ser uma oportunidade para mostramos a conexão com a natureza, da matéria-prima ao produto final de uma indústria de produtos 100% recicláveis e processados a partir de recursos naturais renováveis, ainda conseguimos trazer questões de educação e conscientização ambiental. Estamos focados em gerar impactos positivos ao meio ambiente e às comunidades do entorno”, destaca o diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão, Fabiano Oliveira.
Outros programas externos de Educação Ambiental, que recebem apoio da Irani, estão programados para serem realizados no segundo semestre:
Turnê do Palco da Reciclagem, a arte de reciclar contando histórias, organizado pela STR Eventos, em 5 escolas de Indaiatuba, em São Paulo, ainda sem as datas definidas
Projeto Sabe o Lixo? Virou Arte, realizado em parceria com o Instituto Humaniza, prevê oficinas de arte e educação ambiental para professores e alunos de escolas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, definidos em três eixos e o evento final com as apresentações dos estudantes previsto para outubro.
Escolas do Meio-Oeste de SC
Escolas de Balneário Pinhal (RS)
Escolas do Litoral Sul (RS)
Programas já realizados em cidades do entorno de Santa Luzia (MG):
Olá! Eu sou a Flora.
Posso te ajudar?