Sustentabilidade

Irani realiza ações educacionais e ambientais em Santa Luzia

Companhia desenvolve diferentes atividades na cidade mineira em parceria com escola, Junior Achievement, grupo teatral e outros parceiros

A Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens do Brasil, está inserida na comunidade de Santa Luzia (MG) há mais de dez anos e reforça, ano a ano, seu apoio a temas sociais, ambientais e culturais. Além da geração de emprego e renda a cerca de 200 colaboradores, da compra de insumos com fornecedores locais e dos impostos que ficam na cidade, ações socioculturais, educacionais e ambientes levam a presença da Irani na comunidade muito além dos muros da fábrica.

Na Escola Estadual Senador Bernardo Monteiro, por exemplo, a empresa já se tornou tradicional parceira em ações envolvendo alunos e professores. Uma das atividades regulares, em parceria com a instituição, desenvolvida desde o ano passado, é o Programa de Educação Ambiental (PEA). Apenas no em 2022 mais de cem alunos dos anos finais do Ensino Fundamental participaram de atividades com foco na conscientização dos danos das queimadas urbanas.

“Em parceria com a Junior Achievement (JA), os alunos da escola foram estimulados a estudar o tema e propor soluções que ajudassem a reduzir e prevenir a ocorrência de queimadas urbanas. Neste ano será aplicado o programa Empreendedores Climáticos, também da JA, que tem como objetivo desenvolver nos alunos o entendimento sobre as mudanças climáticas, inspirar responsabilidade e cooperação para impulsionar hábitos de desenvolvimento sustentável”, conta o gerente da unidade, Braulio Romancini.

Mais de 1,3 mil jovens beneficiados por ações educacionais

Em conjunto com a JA, desde 2013, o trabalho desenvolvido pelos voluntários da Irani já impactou, em dez anos, mais de 1,3 mil jovens neste período. Os colaboradores da Irani recebem qualificação da JA e também se tornam multiplicadores de conhecimentos.  “A parceria com a Irani é estratégica na cidade, em uma escola e com professores que precisam desse apoio educacional na complementação do ensino oferecido aos jovens. Para a JA, essa parceria faz muito o sentido, porque vai ao encontro dos nossos objetivos e com efetividade” ressalta Jonatan Mendes, diretor executivo da Junior Achievement Minas Gerais.

O Programa de Educação Ambiental (PEA) será realizado até 2025 e, neste ano, foi direcionado à formação de agentes ambientais mirins, que estão recebendo qualificação para entender melhor as mudanças climáticas, a importância da gestão correta de resíduos e da preservação da fauna e da flora nativas, entre outros temas. Essa qualificação também alcançou em 2023 cerca de 25 professores, que foram capacitados para levar o assunto para dentro de suas disciplinas e, assim, também para os cadernos escolares.

“Os alunos observam na prática, por meio atividades ambientais reais, o que os professores de ciências falam em aula. Os temas tratados pelos professores, assim, passam do teórico e imaginário para a prática e serão levadas para a Feira de Ciências, prevista para junho”, relata o diretor da escola, Wesley Júnio Araújo.

A escola também contou, em 2022, com incentivo da Irani para manter um núcleo de prática de xadrez, com recursos repassados à Associação Argos, instituição mineira sem fins lucrativos que utiliza o esporte como ferramenta para propiciar o desenvolvimento educacional, físico e social de crianças, adolescentes e jovens.  Na área cultural, apoiando a Cia. Lamparina, a Irani levará à cidade um roteiro de teatro que une aos palcos a temática da correta destinação de resíduos. A Cia. Lamparina apresentará no município o projeto Revolixão, com espetáculos e oficinas para professores e alunos de escolas públicas, com foco na reciclagem, uso racional e reuso de materiais.

Olá! Eu sou a Flora.
Posso te ajudar?

Atendimento online