PLANTA DE RECICLAGEM DE PLÁSTICO
A primeira Planta de Reciclagem de Plástico dentro de uma indústria de papel é resultado de 6 anos de pesquisa, buscando uma alternativa para lidar com o resíduo plástico contido no fardo das aparas utilizadas para fabricar papel reciclado. Antes da instalação da planta na unidade, 93% dos resíduos encaminhados para o aterro eram provenientes das aparas da produção de papel reciclado. Este percentual representava, em média, 53 ton/dia brutas de resíduos (equivalente a cerca de 1.500 ton/mês).
Na Unidade Papel SC, em Vargem Bonita (SC), desenvolvemos uma parceria que nos ajudou na definição e implantação de um processo produtivo e equipamentos capazes de separar, picar, lavar, secar e prensar o resíduo oriundo da desagregação de aparas de papel ondulado e as fibras de papel oriundas de perdas do processo.
Com investimento de R$ 720 mil na sua instalação e capacidade de segregação de 100 ton/mês, a planta deu origem a uma nova cadeia de valor e, a partir de 2011, as fibras passaram a ser recuperadas e reprocessadas pela Irani e o plástico comercializado como um novo produto: Aparas de Plástico Misto, matéria-prima para fabricação de paletes, madeira plástica, bancos, cruzetas de poste, mourões de cerca, telhas e solas de sapato.
A capacidade instalada do processo era de 10 ton/mês até 2015, quando ampliamos a planta, elevando esta capacidade para 130 ton/mês.