Distinção foi concedida pelo Instituto Lixo Zero Brasil, organização que representa no Brasil a Zero Waste International Alliance
As unidades de papel e embalagens sustentáveis da Irani em Santa Catarina receberam a certificação de gestão adequada de resíduos concedida pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), organização da sociedade civil autônoma. Fundado em 2010 e pioneiro na disseminação do conceito, o ILZB representa no país a Zero Waste International Alliance (ZWIA), movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no mundo. Localizadas em Campina da Alegria, município de Vargem Bonita, as plantas industriais conquistaram o índice de 93,38% de resíduos desviados de aterro e nota A em boas práticas de gestão de resíduos.
Para o ILZB, o Lixo Zero é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária, para orientar as pessoas a mudar seus estilos de vida e práticas para emular ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais descartados são projetados para se tornarem recursos para outros usarem, fomentando e fortalecendo a economia circular.
O gerente de Saúde, Segurança, Qualidade e Sustentabilidade, Leandro Farina, comemora o resultado do ILZB e lembra que o trabalho em busca de soluções que permitam alcançar o lixo zero é uma jornada de muitos anos na Irani para que os resíduos tenham uma utilização prolongada e sejam aproveitados como matéria-prima por outras empresas, o que caracteriza a economia circular. “A Irani conquistou destaque nos últimos anos pelas práticas relacionadas à economia circular, um dos compromissos da companhia com a sustentabilidade e os indicadores ESG, dentro da meta de zerar a destinação de resíduos não perigosos até 2030”, ressalta Farina.
Olá! Eu sou a Flora.
Posso te ajudar?