Aqui começam os nossos negócios: plantando florestas, preservando a biodiversidade e o meio ambiente e sequestrando carbono da atmosfera.

Com quase 34 mil hectares de terras, sendo 82,4% no meio oeste catarinense e 17,6% no litoral médio e norte do Rio Grande do Sul, nossas Unidades Florestais têm como principal objetivo suprir a demanda de madeira para a produção de celulose e energia nas fábricas de papel e embalagem de Santa Catarina, e a demanda de resina para a produção de breu e terebintina no Rio Grande do Sul, além de comercializar madeira no mercado regional.

CADEIA DE VALOR

Controle de todo o processo

As florestas são a essência dos nossos negócios. Com manejo certificado pelo FSC® (C020437)
desde 2008 e licenças ambientais expedidas pelos órgãos competentes, temos a
garantia de que as operações são adequadas, preservando a biodiversidade e
respeitando os trabalhadores e as comunidades no entorno.

 

DESTAQUES DO NEGÓCIO FLORESTAL

quase
34 milhectares
de terras

%42do território destinado
à conservação

manejo certificado
pelo

FSC®
desde 2008

empresa com balanço de
carbono
positivo

removendo mais
carbono da atmosfera
do que emite

Localização das nossas florestas


SANTA CATARINA

Nossa base florestal em Santa Catarina compreende 27,9 mil hectares e está distribuída nos municípios de Água Doce, Catanduvas, Vargem Bonita, Ponte Serrada e Irani, correspondendo a 82,4% das nossas florestas. Dispomos de 12,4 mil hectares de áreas de florestas plantadas, sendo 11 mil hectares de pinus e 1,6 mil hectares de eucalipto.

Saiba mais >
Acesse o Resumo Público SC >

RIO GRANDE DO SUL

No Rio Grande do Sul, nossa base florestal possui um total de 5,9 mil hectares, dos quais 3,9 mil hectares são dedicados ao efetivo plantio do Pinus elliottii. Distribuídas nas localidades de Mostardas, Tavares e São José do Norte, correspondem a 17,3% das nossas florestas.

Saiba mais >
Acesse o Resumo Público RS >


Incentivo ao Reflorestamento

O Programa de Parceria Rural é desenvolvido com o objetivo de fomentar a oferta de madeira no mercado local. Nesta modalidade a Irani e o produtor fazem uma parceria para o plantio do reflorestamento e ao final do ciclo a produção é dividida.

No Programa de Parceria Rural, o produtor oferece áreas de terras destinadas ao cultivo e a Irani faz o plantio e a condução da floresta até o corte. Ao final da rotação, a produção da floresta é dividida entre as partes.

No momento da escolha das áreas, consideramos a distância até a fábrica em Vargem Bonita (SC), a topografia, o uso anterior do solo, a necessidade de uso de máquinas pesadas para o preparo do solo e acessos, o desenvolvimento esperado da floresta, conforme qualidade do sítio, e adequação da propriedade às normas ambientais vigentes.

Pesquisa e Proteção Florestal

A conservação das florestas nativas contribui para o equilíbrio do meio ambiente e ajuda no controle biológico de pragas e doenças.

Controle biológico: há mais de 20 realizamos o combate à vespa-da-madeira (Sirex noctilio), por meio de controle biológico.

Monitoramos a presença de ataques e o índice de parasitismo, prevenindo possíveis prejuízos, além de manter a sanidade das plantações.

Proteção contra incêndios: desenvolvemos ações preventivas e de conscientização na comunidade de entorno das áreas florestais. Contamos com uma Brigada de Incêndio Florestal treinada e preparada para o combate de possíveis focos de incêndio, além de mantermos um convênio com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Irani. Em 2021, implantamos uma central de monitoramento para visualização de possíveis focos de incêndio e a vigilância das áreas. São duas torres em Santa Catarina e duas no Rio Grande do Sul, localizadas em pontos estratégicos que possuem câmeras de longo alcance que giram 360º e uma sala de controle com colaborador treinado para a operação do sistema. O objetivo é realizar a detecção precoce no caso de incêndios na base florestal da empresa e proximidades, além do monitoramento mais apurado das áreas.

Vigilância patrimonial: os auxiliares patrimoniais monitoram os bens patrimoniais, coíbem ações predatórias e controlam os acessos nas propriedades da empresa. Mantemos ainda parceria com a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, com a finalidade de cooperar na fiscalização e nas ações de educação ambiental realizadas na empresa e nas comunidades adjacentes. Outra medida de controle e monitoramento é o procedimento para pesca nos reservatórios e rios que cortam as propriedades da Irani, por meio dele a pesca é autorizada por meio de solicitação e cadastramento dos visitantes.

Melhorias e inovação: firmamos parcerias com instituições de pesquisa para o desenvolvimento de atividades conjuntas nas áreas de Melhoramento, Proteção e Manejo Florestal, Conservação da Biodiversidade, Solos, entre outros.

Desenvolvemos e apoiamos pesquisas com potencial de gerar mais conhecimento sobre a interação entre flora e fauna local e as florestas plantadas, objetivando melhoria nos métodos de manejo e possibilitando a definição de indicadores ambientais do manejo.

Florestas plantadas

Conservamos significativas áreas de florestas nativas e formações naturais nas propriedades onde mantemos operações florestais, garantindo equilíbrio entre as áreas de produção, compostas unicamente de florestas plantadas.

A produção integrada das florestas plantadas de Pinus e Eucalipto com as matas nativas, por meio de processos adequados de manejo florestal, como a sucessão dos ciclos de plantio, que contribuem para a preservação da biodiversidade, resultam no desenvolvimento econômico em função da alta produtividade das florestas plantadas e reduz os níveis de gases de efeito estufa – GEE – na atmosfera, pelo sequestro de carbono.

Por ter um grande volume de florestas plantadas, a Irani, por meio do inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa – GEE tornou-se uma empresa com balanço de carbono positivo, ou seja, remove mais carbono da atmosfera do que emite em suas operações.

Consideradas verdadeiros sumidouros de carbono, as florestas plantadas de rápido crescimento têm papel importante na luta contra o aquecimento global.

Cada hectare captura aproximadamente 29,27 toneladas de carbono equivalente por ano.

Meio Ambiente e Biodiversidade

Sustentabilidade é um dos nossos valores. Somos uma empresa que preza pela gestão responsável e pelo comprometimento com a preservação dos recursos ambientais. Cerca de 48% da nossa base de terras é composta por vegetação nativa preservada, que entre os plantios formam corredores ecológicos para a circulação da fauna, mantemos um excedente de área de reserva legal averbada, a manutenção de uma RPPNE e diretrizes para o controle de impactos ambientais e monitoramento da biodiversidade.

RPPNE

A Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual (RPPNE) Prof. Yara C. Nicoletti possui 285 hectares de mata nativa remanescente da Mata Atlântica com característica de Mata de Araucária. Nela são realizadas atividades de educação ambiental, na Trilha Ecológica dos Xaxins e a realização dos monitoramentos ambientais e pesquisas científicas.

A manutenção deste espaço reforça o comprometimento da IRANI com ações de preservação ambiental e engajamento com seus stakeholders.


Comercialização e Compra de Madeira

 


A Irani também comercializa madeira para abastecer diversos segmentos de mercado nas regiões onde mantém florestas. Em Santa Catarina, comercializamos principalmente toras de pinus para os segmentos de serraria e compensados. No Rio Grande do Sul, comercializamos toretes e toras para os segmentos de serraria e painéis. Outra maneira de fomentar o reflorestamento na região é por meio da aquisição de parte do suprimento de madeira para a produção de celulose e energia (biomassa) no mercado regional.

PROCESSO DE COMPRA DE MADEIRA

Nosso processo de compra de madeira é realizado de acordo com as Normas FSC®.

A Política de Compra da Madeira é o instrumento que, além de orientar procedimentos, dá transparência à sua decisão de cumprimento das questões ambientais, sociais e econômicas.

POLÍTICA DE COMPRA DE MADEIRA

A Irani adquire madeira de pinus para o processo de produção de papel, de acordo com as Normas FSC®. A empresa compromete-se a:

1. Não adquirir madeira extraída ilegalmente;

2. Não adquirir madeira extraída em infração de direitos tradicionais e civis;

3. Não adquirir madeira extraída de florestas em que elevados valores de conservação estão ameaçados por atividades de manejo florestal;

4. Não adquirir madeira extraída de florestas nativas que estão sendo convertidas em plantações ou para uso não florestal;

5. Não adquirir madeira extraída de florestas onde árvores geneticamente modificadas estão plantadas;

 


Certificações de Manejo Florestal para todas as florestas próprias

A certificação florestal garante que a madeira produzida ou utilizada pela Empresa provém de uma floresta manejada de forma ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável, além de outras fontes controladas.

Veja nossos certificados

 


Olá! Eu sou a Flora.
Posso te ajudar?

Atendimento online