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EXECUTIVOS

 


Consejo de Administración
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Presidente del Consejo

Ingeniero agrónomo egresado de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul y del Owner/President Management Program, de Harvard Business School. Comenzó en el Grupo Habitasul en 1995, representando al accionista controlador junto a la Dirección de Celulosa Irani S.A.; en 1998 pasó a integrar el equipo directivo de la Compañía, pasando por varias áreas de responsabilidad. En los últimos 12 años actuó como miembro del Consejo de Administración, Director Superintendente y Director Presidente de Irani Papel e Embalagem S.A., siendo reelecto para esos cargos de 2005 a 2017. Director en las controladas Iraflor Comércio de Madeiras Ltda. e Irani Geração de Energia Sustentável Ltda., a partir de julio de 2017 pasó a ocupar la Presidencia del Conejos de Administración de Irani Papel e Embalagem S.A. e de la Companhia Habitasul de Participações, además de desempeñar el cargo de Director Presidente de la Companhia Habitasul de Participações. Miembro y Presidente del Consejo de Administración de Irani Participações S.A., Koch Metalúrgica S.A., Habitasul Desenvolvimentos Imobiliários S.A., Habitasul Negócios Imobiliários e Administração de Bens S.A; HGE – Geração de Energia Sustentável S.A. y Habitasul Florestal S.A.

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Vicepresidente del Consejo

Ingeniero Mecánico, desde marzo de 2015 actúa como docente invitado en la Fundación Dom Cabral. De octubre de 2005 a octubre de 2014, fue vicepresidente responsable por la División de Cartón Corrugado de la empresa Rigesa Embalagens Papel e Celulose Ltda., empresa responsable por la producción y comercialización de embalajes de cartón corrugado en Brasil. En el período de noviembre de 2008 a octubre de 2012, fue Consejero de la empresa MWV Wadco Índia Pvt. Ltda., empresa responsable por la fabricación de embalajes de cartón corrugado en India. Se desempeñó como Consejero, Vicepresidente y Presidente del Consejo de la Escola Americana de Campinas, escuela de modelo estadounidense desde el jardín de infantes al bachillerato, de noviembre de 2008 a octubre de 2011. Desde 1991 es miembro del Instituto de Marketing Industrial. Miembro de Young Presidents’ Organization (YPO-WPO) desde 1997, habiendo ocupado cargos de Director Financiero y Director de Foro, del capítulo de Porto Alegre. Miembro del Consejo de Administración de la Companhia Habitasul de Participações y de Celulose Irani S.A.

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Consejero

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1989, com especialização em Filosofia e Economia Política pela PUC/RS; participou do programa Direito da Economia e da Empresa, da FGV, e da pós-graduação da Escola Superior do Ministério Público; é formado pelo OPM Programa da Harvard Business School (HBS), incluindo o módulo do OPM, em Shanghai. Participa há anos do Seminário para Presidentes, programa de gestão organizado pela FGV em conjunto com o YPO, e participou do YPO Gold Harvard President’s Program, organizado pela HBS em 2020, 2021, 2023 e 2024.
Membro Independente do Conselho de Administração da Lojas Renner desde abril de 2015, foi Vice-Presidente do Conselho de abril de 2016 até abril de 2019 e, atualmente, é membro do Comitê de Pessoas e Nomeação e do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos. É sócio, e fundador, sendo CEO desde a fundação, em 2013, até 2021, do escritório de advocacia Souto, Correa, Cesa, Lummertz & Amaral Advogados. É membro dos Conselhos da Associação Escola Panamericana de Porto Alegre (PAS) e do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre (HMV). Foi membro do Conselho da Câmara Americana de Comércio – Porto Alegre (AMCHAM). É membro e chair do Comitê de Conduta e Ética do YPO Brasil.

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Consejero

Engenheira Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; Universidade Citigroup (Brasil/ EUA); MBA em Advanced Boardroom Program for Women na Saint Paul; Escola de Negócios e Challenging Board Members in Germany – ESMT Berlin; Governança & Nova Economia na Gonew School; Certificação Conselheira de Inovação na Gonew School; Programa de Mentoria Diversidade em Conselhos pelo WCD, IBGC, IFC, B3 e Spencer Stuart; Certificada para Conselheira de Administração pelo IBGC; CEO Now – Imersão de Transformação de Gestão na Experience Club; Atuou como Diretora do Global Subsidiaries Group (GSG) Brasil e Senior Credit Officer do Corporate and Investment Banking no Banco Citibank S.A.; Diretora Executiva (Estatutária) do Global Transaction Banking (GTB) Brasil e GTB Latin America na DEUTSCHE BANK S.A.; e hoje atua como membro do Conselho de Administração da Ventiur Investimentos em Novos Negócios S.A.; membro do Conselho de Inovação do Banco ABC Brasil; Conselheira Consultiva na Fleximedical; Conselheira Consultiva na Trackmob; Sócia-Investidores em Diversas Empresas; e Membro da Comissão de Estratégia do IBGC.

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Consejero

Abogado egresado de la Facultad de Derecho de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, con MBA en Derecho de la Economía y de la Empresa, por la Fundación Getúlio Vargas. Cuenta también con título de Consejero de Administración, certificado por el IBGC -Instituto Brasileño de Gobernanza Corporativa. Es Director Jurídico y de Administración de Créditos del Grupo Habitasul. Socio de Druck Mallmann Oliveira & Advogados Associados y de LOF Consultoria Imobiliária Ltda. Miembro del Consejo de Administración de la Companhia Habitasul de Participações y de Celulose Irani S.A. también actuó como Consejero Suplente del Consejo de Administración de CIBRASEC – Companhia Brasileira de Securitização. Director de Habitasul Desenvolvimentos Imobiliários S.A., Consulplanes – Consultoria e Planejamento LTDA. y Druck Mallmann Oliveira & Advogados Associados.

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Consejero

Empresário, Administrador de Empresas, Palestrante e Consultor na Área de Governança Corporativa, formado em Administração de Empresas pela EAESP – FGV em 1972, com especialização em Gestão Avançada na Fundação Dom Cabral e INSEAD – Fontainebleau – França em 1991; em Empreendedorismo na Babson College – Boston – USA em 2004; em Governança Corporativa – Corporate Governance Board Leadership – TOT – Training of Trainers na IFC – IBGC em 2009, 2011, 2013 e 2016.
Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC em 2013. Foi Cofundador do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa em 1995.
Membro associado do IBEF – Instituto Brasileiro dos Executivos Financeiros e do FBN – Family Business Network.
Por mais de 20 anos foi diretor executivo, acionista e membro do Conselho de Administração da Metal Leve S.A.. Presidente da CVM – Comissão de Valores Mobiliários em 1992, responsável na época de seu mandato pelo lançamento pioneiro das ADRs da Aracruz na bolsa de NY.
Foi coordenador por 5 anos (2002 a 2007), do Núcleo da Empresa Familiar – PDA, da Fundação Dom Cabral, em São Paulo. Coautor do livro “A Dimensão Humana da Governança Corporativa”, de Herbert Steinberg (Ed. Gente, 2003). Foi Coordenador e Coautor do Caderno de Boas Práticas de Governança Coorporativa para Empresas de Capital Fechado do IBGC lançado em dezembro de 2014, em SP, e em Lisboa, em janeiro de 2015. Também foi coautor do caderno do IBGC “O Papel do Conselho na Estratégia das Organizações” lançado em Novembro 2017.


CONSEJO FISCAL
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Miembro

Bacharel em Administração pela FEAD – Minas – Centro de Gestão Empreendedora (2002). Desde 2019 é membro Titular do Conselho Fiscal da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e desde 2021 é membro Titular do Conselho Fiscal da Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebrás) e membro Suplente do Conselho Fiscal do Banco da Amazônia S.A. (Baza). Desde 2022 atua como membro Suplente do Conselho Fiscal da Companhia Energética de Brasília S.A. (CEB). De 2020 a 2021 atuou como membro Suplente do Conselho Fiscal da Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebrás). De 2017 a 2019 atuou como membro Suplente do Conselho Fiscal da Cia de Saneamento do Estado de São Paulo S.A. (SABESP).

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Miembro

Mestre e Graduado em Estatística pela Universidade de São Paulo; Graduado em Contabilidade pela FIPECAFI; MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC; Banking – Citibank – Fort Lauderdale (EUA); foi Diretor de Investimentos da PREVI – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, Diretor de Gestão de Riscos, Gerente Adjunto do BB Nova Iorque – EUA, Diretor Adjunto do Banco do Brasil Securities – EUA, Gerente Executivo da Diretoria de Finanças. Gestor Certificado pela ANBIMA; Certificado de Profissional de Investimento do ICSS; Global Association of Risk Professionals – GARP; Certificações Series 3, 4, 7, 24 e 63 da FINRA Financial Industry Regulatory Authority – sucessora da National Association of Securities Dealers (NASD); e Conselheiro de Administração e Fiscal certificado pelo IBGC. Atuou como membro do Conselho de Administração da CGT Eletrosul; membro do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal da CEB – Centrais Elétricas de Brasília;  membro do Conselho de Administração do Fundo Garantidor de Créditos – FGC;  membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria da Fundição Tupy;  membro do Conselho de Administração da Petroflex ; membro do Conselho de Administração do BB Securities Ltd. – London (UK); membro do Conselho de Administração do Banco do Brasil Securities LLC – NY (USA); Membro do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê de Gestão de Pessoas e da Comissão de Gestão de Riscos da CPFL Energia S.A.; membro do Comitê de Auditoria da DataPrev; Membro do Conselho Fiscal da Eletrobrás Distribuição Acre, Alagoas, Amazonas, Piauí, Rondônia e Roraima; Membro do Conselho Fiscal da CPFL e CPFL Geração; Advisory Council Member – PRI United Nations Principles for Responsible Investment; e hoje atua como membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria da ES Gás; Presidente do Conselho Fiscal da CEB Holding; Comitê de Riscos e de Capital da BB Seguridade Participações.

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Miembro

Bacharel em Ciências Contábeis pela UFRGS; Pós Graduação em Gestão Empresarial pela UFRGS; Certificada CNAI; Certificada pelo CFC, CVM e BACEN; Certificada Membro do Comitê de Auditoria pelo IBGC; Presidente da BYU Management Society – Capítulo Porto Alegre; Atuou como, Diretora de Auditoria, Gerente Sênior de Auditoria e Gerente de Auditoria Contábil de Auditoria na KPMG Auditores Independentes; Consultora de Análise Financeira e Governança em diversas empresas; e hoje atua como membro do Conselho Fiscal (suplente) pela RTDR Participações S.A.; e membro do Comitê de Auditoria da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

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Sustituto

Professor Associado da área de Finanças e Contabilidade da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 1990, nos níveis Graduação, Extensão e Pós-Graduação. Ocupou cargos de Superintendente de Infraestrutura, Secretário do Patrimônio Histórico, Vice-diretor da Escola de Administração e Presidente do Conselho de Curadores da universidade. Foi membro do Conselho de Administração do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Doutor em Administração – ênfase Controle Gerencial – Instituto COPPEAD de Administração/UFRJ. Mestre em Administração – ênfase Contabilidade – pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS. Graduado em Administração de Empresas, Administração Pública e Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de UFRGS. Revisor técnico das obras Sistemas de Informações Contábeis, IFRS 2012 – Interpretação e Aplicação, e IFRS: Guia de Aplicação do Valor Justo do Grupo A/Editora Bookman. Professor convidado para cursos de Pós-Graduação (lato sensu) em diversas outras instituições (em especial, Universidade de Caxias do Sul). Membro da Comissão Assessora de Área – Administração – do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) para os ciclos 2012 e 2105.

Exerce, ainda, atividades de consultoria junto a pequenas empresas nas áreas de Finanças e de Contabilidade, em especial, planejamento de caixa e informação contábil. Anteriormente, trabalhou como auditor assistente das empresas Diehl, Biedermann, Bordasch, S/C – Auditores, Price Waterhouse Auditores Independentes, e Roberto Dreyfuss S/C – Auditores Independentes.

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Sustituto

Bacharel em Ciências Econômicas, especializada em Governança Corporativa, com foco na atuação em Conselhos de Companhias Abertas. Desde 2015 atua como Conselheira Fiscal de Sociedades Anônimas de Capital Aberto e Fechado em Companhias de renome no mercado sendo reinvestida no cargo por vários exercícios consecutivos. De 2023 até 2019 atuou na Solução Governança Corporativa E Consultoria Ltda – Jorge Lepeltier Consultores Associados, em Conselhos Fiscais como membro titular e suplente, também desenvolveu vários trabalhos na coordenação financeira, administrativa e prestação serviços de assessoramento na área governança corporativa.

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Sustituto

Mestre em Administração e Negócios pela UNOESC; Bacharel em Ciências Contábeis pela UNOESC; Especialista em Contabilidade Gerencial e Custos pela UNOESC; MBA em Gestão Empresarial pela FGV; Conselheiro de Administração pelo IBGC; Innovation Bootcamp in Silicon Valley, San Francisco; Relações Governamentais e Institucionais pela ABERJE; Programa Internacional de Educação Executiva – Gestão da Inovaçã pela, IEL;  APG Sênior Programa da Gestão Avançada pela Amana-Key; Finanças Corporativas pela Fundação Don Cabra. Atuou como Diretor Executivo na Fundação Cetepi/Polo Inovação Vale do Rio do Peixe Mai; Assessor da Diretoria e Relações Institucionais e Gerente de Administração e Finanças na Irani Papel e Embalagem S.A.; Membro e Diretor na ACIOC-Associação Empresarial do Oeste de SC;  Diretor Executivo na Companhia Habitasul de Participações; Diretor Executivo na Metalúrgica Koch S.A.; Gerente Geral na Agroforestal Oberá SRL (Argentina); Gerente Administrativo na Deycon Comércio e Representações Ltda – Grupo Pegoraro; e Gerente Administrativo na Coorlajo – Cooperativa Regional de Lacticínios Joaçaba; e hoje atua como Diretor Administrativo Financeiro Inca3 Administradora de Bens Ltda.


Dirección Ejecutiva
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Director Presidente

Administrador por la Universidad Estatal de Ponta Grossa, posee MBA por la Boston University –Questrom School of Management, MBA Ejecutivo por la Universidad de São Paulo y posgrado en administración pública por la Fundación Getúlio Vargas (EBAP/FGV). Anteriormente, actuó en las áreas de consultoría estratégica en Roland Berger Strategy Consultants y en el sector financiero en el Banco do Brasil.

Actúa en el sector desde 2004, cuando ingresó en Irani como Director de Marketing y Ventas, permaneciendo en ese puesto durante 6 años. Desempeñó el puesto de Director de Negocios, Papel y Embalaje y Director de Operaciones durante 7 años. En junio de 2017, fue nombrado Director Presidente de Irani Papel e Embalagem S.A.

Sérgio también actúa como Director Presidente del Grupo Habitasul, controlador accionario de Irani, desde 2019.

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Diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão

Egresado de la Carrera de Ciencias Contables y con postgrado en Finanzas por la UNOESC -Universidad del Oeste de Santa Catarina. Fabiano tiene MBA en Gestión Empresarial por la FGV -Fundación Getúlio Vargas y Maestría Profesional por la Escuela de Administración de la UFRGS, de Porto Alegre.

Comenzó en Irani en 2002, desempeñando las funciones de Supervisor y Gerente de Contraloría, durante más de 10 años. En 2014, asumió el puesto de Superintendente de Estrategia y Gestión; y en 2017 fue nombrado Director de Personas, Estrategia y Gestión. Fabiano actúa también la misma posición en el Grupo Habitasul, controlador accionario de Irani, desde mayo de 2019.

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Director de los Negocios Papel y Forestal

Administrador de Empresas, Henrique es graduado en Administración de Empresas con Énfasis en Comercio Exterior por la Universidad Mackenzie (SP) y posee MBA en Gestión de Ventas por la ESPM (SP). Anteriormente, actuó en el área de Exportación de Igaras Papéis e Embalagens y como Consultor de Negocios en Grade Assessorial Comercial Ltda.

Ingresó en Irani en 2003 como Jefe de Exportación, pasó a Gerente Comercial de Exportación en 2004 e incorporó las ventas de papel en el Mercado Interno en 2009. En diciembre de 2016, pasó a actuar como Gerente Ejecutivo Comercial Papel y Forestal, siendo asignado como Director de Negocios Papel Forestal de Irani Papel e Embalagem S.A., en diciembre de 2917.

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Director del Negocio Embalaje

Administrador de Empresas, Lindomar posee MBA en Marketing Comercial con Énfasis en Ventas por la Fundación Getúlio Vargas (FGV-SP). Anteriormente, actuó como Técnico de Embalaje por Orsa Fábrica de Papelão Ondulado S/A.

Ingresó en Irani en 1998 como Técnico de Embalaje. Actuó como Gerente Comercial de 2006 a 2013 y, en octubre de 2013, pasó a Superintendente Comercial. En diciembre de 2017, fue nombrado Director del Negocio Embalaje de Irani Papel e Embalagem S.A.

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Director de Administración, Finanzas y RI

Graduado en Ciencias Contables y Derecho y con postgrado en Contabilidad en Gerencia, Costes y Contraloría por la UNOESC -Universidad del Oeste de Santa Catarina, Odivan actúa en el sector desde 1995, cuando ingresó en Irani Papel e Embalagem S.A. Comenzó su jornada en el área contable, fue controller y actuó en proyectos de expansión.

Desde 2004, desempeña la función de Director de Administración, Finanzas y Relaciones con Inversionistas y, en julio de 2017, también asumió el cargo en el Grupo Habitasul, controlador accionario de Irani. Fue elegido en 2019 Ejecutivo de Finanzas del Año -Trofeo «O Equilibrista», por el IBEF -Instituto Brasileño de Ejecutivos de Finanzas de RS.


Presidencia
SÉRGIO LUIZ COTRIM RIBAS
Director Presidente
ANETE CAPPONI GISLER ZACHER
Gerente de Auditoría Interna

Dirección de Personas, Estrategia y Gestión
FABIANO ALVES DE OLIVEIRA
Director de Personas, Estrategia y Gestión
ANDREA QUINTANA
Gerente de Marketing e Innovación
CLAUDIA VERGARA
Gerente de Desarrollo de Personas
EMERSON SILVA
Gerente de Planificación y Gerencia
LEANDRO FARINA
Gerente de Salud, Seguridad, Calidad y Sostenibilidad
RUY MICHEL FILHO
Gerente de Proyectos Estratégicos

Dirección de los Negocios Papel y Forestal
HENRIQUE ZUGMAN
Director de los Negocios Papel y Forestal
BRÁULIO ROMANCINI
Gerente Industrial Papel MG
CARLOS VASCONCELOS
Gerente Florestal RS
CÉLIO CHIOT
Gerente de Producción de Papel SC
DENIS BAIALUNA
Gerente Forestal SC
EDUARDO PAVÃO
Gerente Comercial Papel y Resina
JOÃO SANTOS
Gerente de Mantenimiento y Administración SC
ROBERT FRIESEN
Gerente de Línea de Fibra
SANDRO BORTOLUZ
Gerente de Servicios
VERA MAFRA ALVES
Gerente de I+D PCP Calidad y Envíos

Dirección del Negocio Embalaje
LINDOMAR LIMA DE SOUZA
Director del Negocio Embalaje
DJEILE FREITAS
Gerente Comercial de Embalaje Sudeste
MICHEL HENRIQUE DE OLIVEIRA
Gerente I+D de Embalaje Sudeste
RODRIGO PAULO MARTINS
Gerente Comercial de Embalaje Sul
RONALDO FABONATO
Gerente Industrial de Embalaje Sul
TIAGO GOULART THOMAZ
Gerente Industrial de Embalaje Sudeste

Dirección de Administración, Finanzas y RI
ODIVAN CARLOS CARGNIN
Diretor de Administração, Finanças e RI
ANDRÉ CAMARGO DE CARVALHO
Gerente de Relaciones con Inversionistas
CASSANDRA PAVELSKI
Gerente Jurídica y Compliance
EVANDRO ZABOTT
Gerente de Contabilidad
GILSON SANTOS
Gerente de TI
MARCOS SOUZA
Gerente de Finanzas
RODRIGO MAZZARINO
Gerente de Suministros